AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: Um Estudo Bibliométrico das Publicações nas Revistas Brasileiras

EDDIE RAONI MARQUES, GLAUBER QUIRINO FALCÃO

Resumo


As dinâmicas do mercado demandam cada vez mais estimativas dos valores das empresas, tal procedimento é denominado Avaliação de Empresas ou, também, conhecido como Valuation. Esse estudo teve como objetivo descrever as características em torno das publicações que tratam do tema “Avaliação de empresas”. Para atender a esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa documental, com ênfase descritiva e de caráter quantitativo. O estudo tomou por orientação o seguinte problema: quais são as características das publicações sobre avaliação de empresas, em artigos publicados nas revistas brasileiras? O Universo estudado abrangeu artigos publicados entre 2011 e 2015 e que se encontram disponíveis no sistema de busca do portal de Periódicos da CAPES.  Como critérios de identificação das publicações, foram selecionados os materiais que traziam o termo “avaliação de empresas” no título, palavraschave e/ou resumo. Os resultados foram analisados a partir de três grupos principais: características dos periódicos, características dos autores e características dos artigos. As contribuições apresentadas permitirão nortear futuras pesquisas em torno da temática, como também contribuir com informações pertinentes para os periódicos que publicam sobre o assunto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25718

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários