Perfil do usuário

MarianaBittencourt Coutinho

Resumo da Biografia Livro Teoria Musical Para Leigos

Se você está buscando novos horizontes, novas oportunidades e novos aprendizados, este texto irá te ajudar muito! Lembre-se que a função da teoria musical é fazer com que você entenda e toque seu instrumento com mais facilidade, evite cometer erro de ficar só estudando teoria musical e não aplicá-la, porém se vai fazer uma prova em conservatório ou faculdade de música, decore tudo, simples assim.

Uma boa dicção é fundamental para um canto bonito. Pratique bastante as vogais sustentando também alguns trechos de músicas conhecidas com vogais abertas, por exemplo: Amaaaaaizing Graaaaaaice”. Em nosso curso descomplicado nós ensinamos uma série de exercícios para treinar a dicção.

Tente segurar a respiração e cantar ou mesmo falar. Você começa ponto. Claramente, ar é um componente importante para cantar. Ao cantar uma melodia, as palavras são expressas como cantar melhor de forma bastante diferente do que se você fosse simplesmente recitar as sentenças em voz alta. volume, tom, tom e tempo podem fazer você arder por ar antes de conhecê-lo.

Alan Gomes é pianista, arranjador e maestro, formado pela Universidade de Brasília. Estudou com músicos renomados no Brasil e no exterior, como Ian Guest (harmomia), Vittor Santos (arranjo), Claude Villarret (regência - Suíça), David Junker (regência), Cliff Korman (piano - E.U.A.), Leandro Braga (piano), Ademir Junior (improvisação), Nelson Faria (improvisação), entre outros.

Sempre que você aprender algo em seu instrumento, haverá teoria musical. Quando você aprender uma música nova, usar acordes familiares para compor sua própria música ou quando aprende um solo e usa as técnicas para criar seu próprio solo, eis a teoria musical.

Finalmente, até que idade músico deve estudar? Em algumas profissões, término de um curso profissionalizante ou da faculdade implica abandonar os diários e cansativos estudos. Na música não existe esse limite. Enquanto músico não aposenta seu instrumento e continua atuando na profissão com a vontade de exercê-la bem, precisa manter-se em forma mediante estudos diários. Um trompista de quase 60 anos de idade queixou-se ao colega de uma orquestra sinfônica: "Não sei que está acontecendo comigo. Quando estudo seis horas sem parar, começo a sentir os lábios formigarem um pouquinho. Talvez seja a velhice chegando!".

Este artigo tem por objetivo apresentar a música como elemento contribuinte para desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir na aprendizagem e analisa papel da música na educação. Lembra também 'a Inteligência Musical, apontada por Howard Gardner, como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de influenciar homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão sócia, principalmente na Educação Inclusiva.