APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA 3D: UMA PROPOSTA DIVERTIDA E INTEGRADORA
Resumo
Neste trabalho propõe-se uma prática educacional voltada para Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) definidas por Moreira (2011) que são auxiliadas por atividades envolvendo geometria. Apresentam-se resultados de uma pesquisa em que se investigou a ocorrência de aprendizagem significativa de 40 estudantes do terceiro ano do ensino médio, do colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu de Teresina, Piauí. Associada ao estudo da geometria 3D e o Teorema de Tales. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do programa de iniciação à docência e na perspectiva da educação matemática no ensino médio. As observações feitas mostram alguns elementos que indicam que as práticas contemplam princípios conceituais e metodológicos que norteiam as UEPS. A partir da identificação desses elementos, analisou-se os educandos no decorrer do desenvolvimento das UEPS mediada por exercícios de geometria, foi possível avaliar que os princípios básicos para a ocorrência de aprendizagem significativa bem como a sinalização de reconciliação integradora e de diferenciação progressiva puderam ser evidenciados. Neste sentido, a inclusão de trabalhos em sala de aula nas UEPS pode estimular no que se refere a sua capacidade de promover a aprendizagem significativa dos estudantes.
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ISSN 2317-2754