A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DIMENSIONADA POR PROGRAMAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES NAS IES: CURSOS DE NIVELAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE ELEVAÇÃO DOS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA DO ALUNO UNIVERSITÁRIO
Resumo
A formação superior hoje perpassa por uma serie de questões que estão para além da mera tecnicidade das áreas específicas do saber, mas compreende o reconhecimento e valorização do sujeito como um todo. Diante disso, esse estudo, o qual trata da avaliação institucional nas IES, objetiva avaliar o nível de importância dos cursos de nivelamento na recuperação dos déficits de leitura e escrita do aluno e, melhorar a qualidade da sua formação profissional. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apoiada nas leituras de Barreto et al (2014), Dias Sobrinho (2001/2007/2010), Perrenoud (1999), Trindade (2007), Lima; Silva (2015), Vianna (2000), entre outros; além de fundamentos legais do Ministério da Educação (MEC), propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A leitura desses fundamentos possibilita o entendimento de que, como mecanismo inerente a política acadêmica de avaliação institucional, os cursos de nivelamento contribuem significativamente para identificar, valorizar e superar as fragilidades do aluno, no tocante às habilidades de leitura e escrita. E assim, conclui-se que eles possibilitam condições para uma melhor formação e inserção do aluno no mercado o trabalho, e principalmente, para o exercício ético da cidadania e garantia de seus direitos sociais
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-2754