A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE UM CMEI NA CIDADE DE TERESINA
Resumo
O presente estudo trata das contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil, partindo do pressuposto de que esses recursos pedagógicos contribuem de forma significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. Assim temos como objetivo geral demonstrar a importância dos jogos e brincadeira no processo de aprendizagem das crianças de um CMEI da zona sudeste de Teresina. Para isso utilizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, e como instrumento de coleta de dados foi feita uma observação sistemática da prática de duas professoras participantes da pesquisa, além da realização de uma entrevista padronizada. Nesse artigo, foi discutida a temática tendo como fundamentação teórica as ideias de Kishimoto (2011), Maluf (2009), Teixeira (2010), dentre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa permitiram verificar a valorização das atividades lúdicas, por ambas as professoras e que elas utilizam os jogos e brincadeiras como recurso pedagógico em sua prática. Ressaltamos que o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.
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ISSN 2317-2754