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Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS LIVRES – ENTRERIOS V4, N1 (2021)

 

A Revista EntreRios está recebendo artigos de temática livre, que tratem de assuntos de interesse das áreas de antropologia e ciências afins, de acordo com sua política editorial.

Organizadores:

Alejandro Raúl González Labale (UFPI)

Potyguara Alencar dos Santos (PNPD/PPGANT/UFPI)

Prazo para submissão de artigos: 2 de setembro a 31 de março de 2021.

Publicação: junho de 2021.

 
Publicado: 2020-09-18
 

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PARECERISTAS

 

Estamos cadastrando parecerista para artigos da revista EntreRios. Para conhecer as regras, veja o edital aqui.

As pessoas interessadas em se tornarem pareceristas devem se cadastrar por meio do formulário de inscrição.

Caso tenha dúvidas, entre em contato:

EDITOR/A CHEFE/A
Carmen Lúcia Silva Lima e Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento
Telefone: (86) 3237-2152
E-mail: revistaentreriosufpi@gmail.com

 
Publicado: 2020-07-21
 

OS WARAO: INDÍGENAS, MIGRANTES E REFUGIADOS

 

PRORROGADO O PRAZO PARA O ENVIO DE ARTIGOS

 

CHAMADA PARA ARTIGOS - v.3, n.2 (2020)

OS WARAO: INDÍGENAS, MIGRANTES E REFUGIADOS

Organização:

Carlos Alberto Marinho Cirino (UFRR)

Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI)

Jenny González Muñoz (UFMG)

 

Originários da Venezuela, os indígenas Warao há décadas vem sendo impactados por projetos que produziram muitos desafios para a vida no território ancestral. A crise no país de origem impulsionou uma intensa diáspora para o Brasil, resultando num contingente populacional estimado em mais de mais de 3.000 indígenas, que se encontram organizados em núcleos familiares situados em estados da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Os deslocamentos empreendidos revelam autodeterminação em relação as organizações governamentais e não governamentais que lhes dão assistência. Eles vivem em situação precária e bastante diversificadas, que evidenciam a violação dos direitos que possuem enquanto indígenas e migrantes refugiados. Este número temático da revista EntreRios pretende reunir relatos etnográficos que contemplem a cultura e identidade indígena e atual situação em que se encontram no Brasil e Venezuela. A partir do caso dos Warao, a pretensão é estabelecer diálogos que resultem na produção de conhecimentos situados no campo da Etnologia Indígena, Antropologia das Migrações e Direitos Humanos.

Prazo máximo para envio de trabalhos: 30/06/2020.

 

CONVOCATORIA PARA PUBLICAR ARTÍCULOS - v.3, n.2 (2020)

LOS WARAO: INDÍGENAS, MIGRANTES Y REFUGIADOS

Organizacion: 

Carlos Alberto Marinho Cirino (UFRR)

Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI)

Jenny González Muñoz (UFMG)

 

Originarios de Venezuela, los indígenas warao han sido impactados durante décadas por proyectos que han producido muchos desafíos para la vida en territorio ancestral. La crisis que está sufriendo dicho país ha traído consigo una intensa diáspora warao a Brasil, resultando en un contingente poblacional estimado en más de 3.000 indígenas, organizados en núcleos familiares ubicados en estados de las regiones Norte, Nordeste, Medio Oeste y Sudeste. Los desplazamientos realizados revelan autodeterminación frente a su relación con las organizaciones gubernamentales y no gubernamentales que les prestan asistencia. Los warao en situación de migración viven en situaciones precarias y muy diversas, mostrando así una violación de sus derechos como inmigrantes indígenas y refugiados. Este número temático de la revista EntreRios tiene como objetivo recopilar informes etnográficos que contemplen la cultura e identidad indígena warao y, asimismo, la situación actual en la que se encuentra dicho grupo étnico tanto en Brasil como en Venezuela. Con base en el caso warao, la intención es establecer diálogos que den como resultado la producción de conocimiento ubicado en el campo de la etnología indígena, la antropología de la migración y los derechos humanos.

Fecha límite para sumisión: 30/06/2020

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Publicado: 2020-04-17
 

ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 

AVISO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS.

Os editores da Revista EntreRios em conjunto com os organizadores do dossiê; “Antropologia, Educação e Diversidade”, informam que: fica PRORROGADO até 30 de abril de 2020, o período de submissão de artigos originais para publicação no referido dossiê.

 

Chamada para artigos.

Antropologia, educação e diversidade

Organizadores(as)   

Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento - UFPI

Profª Drª Marion Teodósio de Quadros – UFPE

Profª Drª Vânia Fialho de Paiva e Souza – UPE/UFPE

 

Neste número temático, temos como objetivo congregar pesquisas que, por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas pensam a relação entre antropologia e educação a partir das diversidades presentes na escola (de gênero, sexualidade, raça, etnia e religião). De acordo com a nossa constituição federal, deve haver respeito a igualdade de sexo, raça e religião e no campo educativo, deve haver a liberdade de ideias e concepções pedagógicas. No tocante aos povos indígenas, são garantidos os diretos a organização social, crenças, costumes, tradições e territórios por eles habitados, bem como lhe são garantidos o direito a educação de acordo com os seus modos de ser e fazer. A realidade, no entanto, tem sido povoada por violência contra mulheres, jovens, pessoas LGBTQ+, negras e indígenas. Um modo de refletir sobre a efetivação de políticas voltadas ao respeito às diferenças e a promoção de igualdade ou ainda sobre as manifestações contra os diferentes tipos de preconceitos e discriminações são os debates que vem ocorrendo nos espaços educacionais. O intuito é perceber como a instituição educacional vem acolhendo essas diversidades que se fazem presentes no ambiente educativo e como vem trabalhando as questões relacionadas ao seu reconhecimento, respeito e valorização desta mesma diversidade.  Assim, para este número, serão bem-vindos, artigos que apresentem desde uma revisão bibliográfica sobre o tema, debates e análises mais centradas em trabalhos de campo, etnografias de escolas e outros contextos educativos em que estejam presentes as questões referentes as diversidades.

Prazo para submissão de artigos

De 24 de setembro a 30 de abril de 2020.

Publicação: junho de 2020.


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Convocatoria para publicar artículos  

Antropología, diversidad y educación

Organizadores(as)

Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento - UFPI

Profª Drª Marion Teodósio de Quadros – UFPE

Profª Drª Vânia Fialho de Paiva e Souza – UPE

 

En este número temático, nuestro intento es reunir investigaciones que, a través de diferentes perspectivas teóricas y metodológicas, piensen la relación entre antropología y educación asumiendo como base, la diversidad presente en la escuela (género, sexualidad, raza, etnia y religión). De acuerdo con nuestra constitución federal, debe haber respeto a la igualdad de género, raza y religión y en campo de la educación, deberá haber la libertad de ideas y concepciones pedagógicas. A los pueblos indígenas es garantizado el derecho a la organización social, creencias, costumbres, tradiciones y territorios por ellos habitados, así como el derecho a la educación de acuerdo con sus formas de ser y hacer. Sin embargo, la realidad ha estado poblada por la violencia contra las mujeres, los jóvenes, las personas LGBTQ+, los negros y los indígenas. Una forma de reflexionar sobre la implementación de políticas destinadas al respecto a las diferencias y la promoción de la igualdad, así como las manifestaciones contra diferentes formas de prejuicios y discriminación es el debate que se ha llevado a cabo en los espacios educativos. El objetivo es comprender cómo la institución educativa viene percibiendo estas diversidades que están presentes en el entorno educativo y viene trabajando con los problemas relacionados al reconocimiento, respeto y apreciación de esta misma diversidad.  Por lo tanto, para este número temático, daremos la bienvenida a los artículos que presenten desde una revisión de la literatura sobre el tema, debates y análisis más centrados en el trabajo de campo, etnografías de escuelas y otros contextos educativos en los cuales están presentes temas relacionados con la diversidad.

Fecha límite para sumisión: 30/04/2020

 

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Call for papers:

Anthropology, education, and diversity

Organization:

Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento - UFPI

Profª Drª Marion Teodósio de Quadros – UFPE

Profª Drª Vânia Fialho de Paiva e Souza – UPE

 

In this thematic issue, we aim to bring together researches that, through different theoretical and methodological perspectives, think about the relationship between anthropology and education based on the diversity present in school (gender, sexuality, race, ethnicity and religion). According to our federal constitution, there must be respect for gender, race and religion equality, and in the educational field, there must be freedom of pedagogical ideas and conceptions. Regarding indigenous peoples, the rights to social organization, beliefs, customs, traditions and territories inhabited by them are guaranteed, as well as the right to education according to their ways of being and doing. Reality, however, has been populated by violence against women, youth, LGBTQ+, black and indigenous people. One way to reflect on the implementation of policies aimed at respecting differences and promoting equality or even on demonstrations against different types of prejudice and discrimination is the debates that have been taking place in educational spaces. The aim is to understand how the educational institution has been receiving these diversities that are present in the educational environment and how it has been working on the issues related to its recognition, respect and appreciation of this same diversity. Thus, for this issue, we will welcome articles that present a literature review on the topic, debates and analyzes more focused on fieldwork, ethnographies of schools and other educational contexts in which issues regarding diversity are present.

Deadline for submission: 30/04/2020


 
Publicado: 2019-09-23 Mais...
 
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