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CHAMADA PARA SUBMISSÃO EM DOSSIÊ: "Conviver com orixás, entidades espirituais e seres encantados: etnografias junto a religiões de matrizes africanas, indígenas e encantadas"

Na área dos estudos afro-brasileiros, o debate sobre a necessidade de iniciação e/ou
participação engajada de quem pretende realizar suas pesquisas junto às comunidades
tradicionais de terreiro mobilizou diversas questões, ao ponto de uma autora de referência
como Juana Elbein dos Santos em “Os Nàgô e a morte” (1976) defender uma postura
iniciática. Por outro lado, no campo das ciências sociais da religião, já tivemos discussões
sobre a “pureza” ou “impureza” acadêmica de intelectuais que estariam contaminados por
seus “objetos” de estudo, como o argumento defendido por Antônio Pierucci em “Sociologia
da Religião – área impuramente acadêmica” (1999) de que a sociologia da religião era uma
área menor por ser praticada, também, por religiosos. Ao mesmo tempo que perspectivas
mais experimentais foram desenvolvidas, como a sugerida por Otávio Velho em seu célebre
artigo, “O que a religião pode fazer pelas ciências sociais?” (1998). A nossa proposta neste
dossiê é resgatar esses debates mas com outros elementos em jogo. Estamos interessados em
ciências sociais da religião, em especial pela perspectiva antropológica, focada nas
experiências das religiões de matriz africana, indígena, afroindígena e das religiões da
encantaria. Dentro dessas religiões, há uma série de seres que possuem centralidade na
dinâmica da vida social, segundo as pessoas que convivem com eles e são especialistas nessa
convivência. A antropologia, embora tenha dedicado muitas páginas para essa centralidade,
por vezes codificou esses seres (orixás, voduns, inquices, caboclos, guias, encantados e etc.)
como se fossem exatamente símbolos ou especificamente realidades culturais e socialmente
construídas. O nosso objetivo nesse dossiê é reforçar um procedimento ético e
epistemológico de que se as pessoas que convivem com esses seres os tratam com atenção e
cuidados específicos, a antropologia interessada nesse contexto deve desenvolver também
cuidados e modos de lidar com esses seres no campo da pesquisa. Nessa proposta, orixás,
inquices, voduns, entidades espirituais, seres encantados e outros fazem parte daquilo que
interpretamos como o social. O dossiê pretende receber pesquisas etnográficas e/ou
exercícios de imaginação antropológica que considerem esses seres em suas importâncias nos
campos das diásporas africanas, os fluxos afro-brasileiros, indígenas e afroindígenas e seus
agenciamentos. Priorizaremos reflexões que experimentem o diálogo e insiram esses seres, de

múltiplas formas, na pesquisa antropológica. Essa virada para a “vida social dos espíritos”
não significa, também, que a arena das relações raciais e da política estejam ausentes, mas
que a vida social e política pode, e certamente está, habitada por essa composição de seres e
agência distribuída.

Cronograma:
Abertura do dossiê e recepção de textos: 2 de maio de a 23 de julho de 2024.
Avaliação e pareceres: 24 de julho a 24 de agosto de 2024.
Revisão, editoração e finalização: 25 de agosto a 25 de setembro de 2024.