Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Edilson de Araújo dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0214330846160967
Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
Brasil
Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, vinculada a Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professor na rede municipal de educação de Maringá-PR.
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
http://lattes.cnpq.br/3450865697987896
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)
Brasil
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação também pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou estágio de pós-doutoramente na Faculdade de Educação da Universidade de Sào Paulo (FEUSP) no período 2016 a 2017. É professora associada da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1998 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, orientadora educacional e coordenadora de educação infantil e alfabetização da Secretaria de Educação do Município de Maringá. Coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão regularmente. Atua no Curso de Pedagogia como professora da área de Prática de Ensino, ministrando a disciplina Formação e Ação Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Estágio Curricular Supervisionado. É vice líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE) e participa do Grupo de Estudos sobre Alfabetização e Letramento (GEAL). Desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos seguintes temas: alfabetização, letramento e formação de professores.
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
http://lattes.cnpq.br/3303970016702517
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)
Brasil
Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.