Comentários do leitor

Muito bom

por CarolineBrites Custódio (2018-08-20)


Açai, (Gaia) Produzindo E Doando Saúde

Conhecido como uma ótima fonte energética, açaí é uma frutinha roxa bastante conhecida no Brasil e que é típica da região amazônica, onde cresce a açaizeira, que é a palmeira que dá origem a ele. Bater no liquidificador dois pacotes de polpa de açaí juçara, dois abacaxis, água e açúcar a gosto. Cada tronco da palmeira do açaí produz até quatro cachos com frutos. Diversas curiosidades cercam açaí, desde começo da exportação a sua lenda folclórica. Leia mais detalhes sobre sua lenda em: A Lenda do Açaí e sua Origem.

Nesse sentido, esse preceito normativo, qual foi inexplicavelmente abolido, previa uma re-análise, após um ano, das terras indígenas já demarcadas, de modo que seria possível a verificação de possíveis alterações no modo de vida da fruta açaí comunidade indígena, ocasionadas até mesmo por abalos de ordem natural, que justificassem a ampliação do território demarcado, afim da continuação da sobrevivência desses povos de acordo com os hábitos que compõem a sua cultura.

Para cultivo solteiro: 2,5 x1,5m. Em áreas de mata nativa, efetuar a semeadura direta (três sementes novas por cova) a cada um ou dois passos, cada linha separada das outras por dois ou três passos. Repetir a operação a cada dois anos, sempre com cuidado de não pisar as plântulas de açaizeiros, nativas ou não, já existentes. No cultivo consorciado, plantar duas a três linhas de açaizeiros na faixa central da entrelinha do cultivo principal, com espaçamento entre as plantas de 2,5 ou 1,5m. É comum consórcio com seringueiras (Hevea brasiliensis).

governo do Pará recomenda seu consumo. A fruta é associada popularmente com força dos ossos e dos músculos, longevidade e um sistema imunológico saudável, disse Lucival Cardoso, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Pará.

Com representantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia, e uma lista com 12 lojas virtuais, além da NetFarma, que envia para todo país, é fácil conseguir produtos da marca.

PAGLIARUSSI, M. S. A cadeia produtiva agroindustrial do açaí: Estudo da cadeia e proposta de um modelo matemático. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

Por se tratar de um local isolado pelo Rio Amazonas, da sede do Município de Santana, e ainda ser tratada como um dos bairros do município, a Ilha de Santana, sofre pela ausência de políticas públicas, principalmente, políticas de Saúde Bucal. Uma vez que a Unidade Básica de Saúde, que deveria contar com um consultório para tratamento da Saúde Bucal dos moradores, não tem, e também pela ausência de profissionais que atuem na prevenção das doenças bucais, fica difícil manter a saúde dos dentes daquelas pessoas. Levando em consideração apouca orientação de Saúde Bucal existente, a mesma é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde, que ainda são os únicos responsáveis em levar as devidas orientações de Saúde, as pessoas da Ilha de Santana.

Bata no liquidificador a cebola, alho, a folhas de alfavacão, as folhas de limão, capim-santo, gengibre, a pimenta dedo-de-moça e sal com um pouco da água, só suficiente para formar uma mistura bem cremosa, bem triturada. Coloque numa panela de pressão junto com músculo picado. Junte a cúrcuma, restante da água e a polpa de juçara. Misture tudo, feche a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão (quando a válvula começa a chiar). Abaixe fogo e deixe cozinhar por meia hora. Desligue saudável fogo, espere acabar a pressão e abra a panela. Veja se a carne está bem molinha, com colágeno derretido. Se não, cozinhe mais um pouco. A carne deve ficar bem macia e gelatinosa com um molho farto e grosso. Se precisar, junte mais água aos poucos. Prove sal e corrija, se necessário. Junte a cebolinha picada antes de servir. Se quiser, espalhe por cima ainda umas tirinhas de pimenta dedo-de-moça para ficar mais colorido. Sirva com arroz e couve ou arroz e repolho refogado.

Propriedades nutricionais - Quando associado com a vitamina C, açaí fornece quantidades suficientes de fósforo para ativar as funções cerebrais, além de ser excelente fonte de proteínas e fibras. Segundo químico belga e professor da Universidade Federal do Pará, Herve Rogez, a composição química da polpa da fruta pode ser comparada com leite de vaca, porém, com propriedades nutricionais superiores.

mercado de Terra Nova do norte é bastante diversificado, pois oferece produtos de origem vegetal e animal, sendo eles: As Indústrias de Polpas de frutas produzem para a comercialização polpas com alta qualidade e sanidade, de diversas variedades, sendo toda a matéria-prima advinda do município e região. As polpas encontradas nas indústrias de Terra Nova são acerola, açaí, caju, cajá manga, graviola, maracujá, cupuaçu, manga, murici e tamarindo, e são encontradas na Coopernova, centro de terra nova e na empresa de Polpas Naturais Piccini, no Sítio Sepé Tiaraju - 8º Agrovila no município.

A educação ambiental biorregionalista (Sato, 2004, Grun, ) incorporam todos os aspectos culturais, sociais e ambientais. As comunidades, escolas e outros visitantes ao estarem nos parques municipais começam a interagir diretamente com as propostas de educação, interpretação e na própria proteção destas unidades de conservação.

Numa tigela, bate fruta açaí com 3 xícaras de chá de açúcar. Em outra tigela, bate asgemas com 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro. À parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo, mexendo até derreter completamente. Junte ao açaí batido creme de gemas e a gelatina dissolvida e misture bem. Despeje em uma forma para pudim e leve ao congelador até ficar firme. Para servir, desenforme a mousse e decore com tapioca.

Desde as primeiras evidências quanto à possibilidade do desenvolvimento de pesquisas científicas com uso de células-tronco embrionárias, têm-se levantado um intenso debate entre a comunidade científica e alguns setores da sociedade, dentre eles a Igreja Católica. Enquanto estes argumentam estar dispostos a defenderem direito à vida, independentemente do estágio em que ela ocorra, aqueles contra-argumentam que não é justo deixar pessoas acometidas por males ainda incuráveis sofrendo resto da vida em detrimento da conservação de "pré-embriões" ou "conjunto de células", como afirma Segre (2004).