PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE

Christiano Coelho, Karine Kely Soares de Oliveira, Jéssica Kelly Alves da Silva, Arthur William Pereira da Silva, Helaine Cristine Carneiro dos Santos

Resumo


Este trabalho objetiva analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade do Nordeste. A pesquisa classifica-se como: descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso; abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Relataram ainda que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. Identificou-se na pesquisa que os contadores e professores acreditam ser necessário que estes últimos obtenham experiências profissionais além do magistério, para aperfeiçoar suas práticas de ensino no curso de contabilidade.


Palavras-chave


Prática docente. Ciências Contábeis. Egressos

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557

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