PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade do Nordeste. A pesquisa classifica-se como: descritiva, pois apresentou características da prática docente do curso; abordagem qualitativa, uma vez que analisou a percepção dos contadores atuantes no mercado de trabalho e professores em relação à prática docente do curso. Quanto aos procedimentos, tratou-se de um estudo bibliográfico com embasamento em literaturas publicadas, pois foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para comparação dos resultados com as literaturas. No que diz respeito aos resultados, foram analisados a partir dos discursos e sentimentos transmitidos pelos entrevistados. Os dados revelaram a insatisfação dos contadores com relação à ausência de práticas contábeis durante as aulas, o que dificulta o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Relataram ainda que o curso está mais voltado à formação de acadêmicos. Identificou-se na pesquisa que os contadores e professores acreditam ser necessário que estes últimos obtenham experiências profissionais além do magistério, para aperfeiçoar suas práticas de ensino no curso de contabilidade.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed26557
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