Proposta Reflexiva sobre a Formação Humana como Eixo Articulador dos termos Filosofia, Filosofia da Educação e Ensino de FilosofiaProposta Reflexiva sobre a Formação Humana como Eixo Articulador dos termos Filosofia, Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia

Leoni Maria Henning

Resumo


O modo como a sociedade contemporânea se estrutura na organização das suas instituições priorizando a racionalidade científica, buscando métodos precisos, argumentação coerente e resultados confiáveis na ânsia de serem minimamente comprovados, cria alguns problemas intrincados para nós envolvidos com docência e pesquisa na área das Ciências Humanas. As universidades, em vista dessa orientação, acabaram projetando suas áreas de conhecimento, cursos e disciplinas de forma fragmentada, obedecendo aos critérios de demarcação mais concisa e positiva possível, redundando nos especialismos. Porém, frente a uma observada inadequação desses padrões em muitas situações formativo-profissionais, esforços interdisciplinares se fizeram imperativos e cujas dificuldades, sabemos, são insistentemente enfrentadas por muitos estudiosos e abundantemente arroladas em extensa bibliografia.

 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-2754