Subjetivação, estética da existência e educação em Foucault
Resumo
O artigo visa investigar os conceitos de subjetivação e estética da existência no âmbito da terceira fase do filósofo francês Michel Foucault. A articulação entre os conceitos de subjetivação e estética da existência com outros temas relevantes para o campo da filosofia da educação, tais como a parrhesía e o cuidado de si, evidencia a atualidade da discussão foucaultiana para se repensar tanto o modo como as escolas são estruturadas, quanto o seu papel na formação do indivíduo. Para subsidiar a pesquisa foram utilizadas obras de autores que investigam o processo de subjetivação contido nas obras de Foucault, além das obras do próprio teórico. O aporte teórico de nosso estudo baseia-se em autores como: Foucault (2010; 2011), Gelamo (2009), Kohan (2000) e Mota (2014), dentre outros. Finalmente, mediante a articulação entre o conceito foucaultiano de subjetivação com os demais elementos teóricos do campo da filosofia da educação que investigam criticamente o ensino e a educação, a pesquisa evidencia a necessidade da inserção da subjetivação no espaço escolar como parte de um processo educacional que prioriza a busca por modos alternativos de existência.
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ISSN 2317-2754