O PEDAGOGO E OS CAMPOS DE ATUAÇÃO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS/DIFICULDADES PARA INSERÇÃO DESSE PROFISSIONAL

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral

Resumo


O objetivo desse artigo é explicitar as discussões atuais sobre os novos campos de atuação profissional do pedagogo, que, ao longo do tempo, configurou-se em ambiente escolar. No entanto, este profissional passa a atuar atualmente em espaços inéditos, acompanhando a expansão dos novos paradigmas da sociedade contemporânea. Detemo-nos a investigar como se constituíram os novos campos de atuação do pedagogo fora do ambiente escolar, tais como hospitais, ONGs, comércio, empresas, entre outros, diante da busca em responder as questões norteadoras propostas: como vem se instituindo estes novos espaços educativos como campo de atuação do pedagogo? Qual sua contribuição para as práticas educativas e quais as vantagens de sua atuação nesses espaços? Como base teórica, o trabalho possui autores como Brzezinski(1996), Cambi(1999), Saviani(2008), utilizados como referência no aspecto histórico. Já nas referências voltadas para o estudo do pedagogo fora do ambiente escolar, contamos com autores dedicados ao estudo destes novos espaços de atuação, entre eles: Fireman (2006),Frison (2006), Libâneo (1998), Matos (2009), Ribeiro (2010), entre outros. Constatou-se que o pedagogo continua sendo o profissional voltado para a docência dos anos iniciais, e que em Teresina atuação não escolar do pedagogo ainda é muito tímida.

Palavras-chave


Educação; Espaço não escolar; Campo de atuação do pedagogo

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ISSN 2317-2754