UM DIA SEM PROFESSOR: A SAGA EM BUSCA DO RECONHECIMENTO SOB A METÁFORA DAS IMAGENS
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir o caráter de indispensabilidade do professor no contexto social, político, econômico e cultural atual, tomando como ponto de partida a instabilidade das relações sociais, reflexo do modelo capitalista impositivo, as quais tendem a definir novos desenhos de atuação e responsabilidades do principal operador educacional. Para desenvolver a proposta ensaísta, recorre-se à metáfora das imagens sugeridas por Morgan (2009) como balizadora da estrutura teórica, comparando o docente à chama, ao tempo, ao vazio, ao construtor e à ponte, na tentativa de justificar que um dia sem professor quase sempre passa despercebido pelo conjunto da sociedade, a qual atualmente move-se induzida e preocupada em acumular patrimônio e responder celeremente aos apelos do sistema consumista, a ter que despender empenho, compreensão e dedicação em benefício da consolidação dos valores éticos, culturais e simbólicos, cuja responsabilização, neste caso, passa a ser atribuída ao professor universitário.
Palavras-chave
Docente. Imagens. Valorização.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-2754