ANALFABETISMO FUNCIONAL ENTRE ADOLESCENTES: UM MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo
Atualmente muito se tem discutido sobre o “mal-estar na educação”. São problemas ligados à indisciplina, à violência, ao relacionamento professor-aluno e às situações de fracasso escolar, entre as quais se destacam as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Isso questiona o processo de escolarização e uma de suas funções mais importantes, que é a construção do conhecimento mediado pela linguagem. Em nossa pesquisa de doutorado, um dos procedimentos metodológicos foi a análise de textos produzidos por adolescentes matriculados em turmas de aceleração de estudos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Neles identificamos inúmeros problemas não só no domínio do código alfabético, mas também na construção de sentido em seus discursos escritos. Esses adolescentes não chegaram a constituir uma escrita própria, uma autoria. Se do ponto de vista da teoria da Psicologia Histórico-Cultural, a puberdade seria a fase em que se desenvolvem os conceitos formais, interrogamos a partir da Psicanálise, o que pode ter contribuído para que certos adolescentes se encontrem em situação de analfabetismo funcional após anos de escolarização. Enfatizamos neste texto, o papel da linguagem e do outro na transmissão cultural, a partir do estudo desses conceitos em ambos os campos teóricos.
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ISSN 2317-2754