O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: MODELOS E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS (THE PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE: MODELS AND IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION)
Resumo
Uma das principais perguntas que rege as pesquisas em ensino de Ciências diz respeito a como o professor de Ciências transforma o conhecimento que possui em conhecimentos compreensíveis para os alunos da Educação Básica. Na literatura especializada é possível investigar essa questão a partir de diferentes perspectivas teóricas. Neste trabalho, iremos apresentar umas delas, o conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge ou PCK, na sigla em inglês). Ele se refere ao conhecimento específico do docente da disciplina, que o diferencia do especialista da área. No contexto internacional, o PCK vem recebendo atenção nos estudos e investigações acerca da formação de professores de Ciências. No contexto brasileiro, ele ainda não é devidamente valorizado pela comunidade. Neste sentido, apresentamos o PCK, principais modelos para o ensino de Ciências e algumas implicações para o ensino.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11412
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc
ISSN: 2674-757X
BASES E INDEXADORES
https://www.flacso.org.ar/latinrev/
https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
https://www.crossref.org/
https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514