O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: MODELOS E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS (THE PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE: MODELS AND IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION)

Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo


Uma das principais perguntas que rege as pesquisas em ensino de Ciências diz respeito a como o professor de Ciências transforma o conhecimento que possui em conhecimentos compreensíveis para os alunos da Educação Básica. Na literatura especializada é possível investigar essa questão a partir de diferentes perspectivas teóricas. Neste trabalho, iremos apresentar umas delas, o conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge ou PCK, na sigla em inglês). Ele se refere ao conhecimento específico do docente da disciplina, que o diferencia do especialista da área. No contexto internacional, o PCK vem recebendo atenção nos estudos e investigações acerca da formação de professores de Ciências. No contexto brasileiro, ele ainda não é devidamente valorizado pela comunidade. Neste sentido, apresentamos o PCK, principais modelos para o ensino de Ciências e algumas implicações para o ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11412

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://www.sumarios.org/revista/revista-epistemologia-e-pr%C3%A1xis-educativa-epeduc

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514