Histórico do periódico

APRESENTAÇÃO 

A Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDUC) é uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). Trata-se de um Grupo de Pesquisa interdisciplinar e de extensão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), diretamente do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). Sua preocupação central dirige-se para a Educação, de modo geral, e, de modo específico, para a formação de professores e de profissionais nas diversas áreas epistemológicas, focalizando as práticas pedagógicas localizadas em todos os níveis de ensino e sobre diversos campos epistemológicos.

O núcleo está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil desde 2008, podendo ser acessado pela Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua atenção está concentrada no campo da Educação(epistemologia e  práxis)  e dos saberes da docência; sua natureza e sua relevância dirigidos para a constituição da identidade e do desenvolvimento profissional do professor. O Grupo também focaliza a epistemologia da prática profissional de outros profissionais e a constituição da identidade das distintas profissões. E, é nessa direção, que ele procura utilizar, em suas diversas linhas de pesquisa, a abordagem sistêmica desenvolvendo estudos nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação Educacional, Educação, Ensino e Currículo, Epistemologia da Prática e Formação Profissional, Educação, História e Sociedade, Educação do Campo e  Novas Tecnologias.

Nos anos de 2013 e 2015, o NIPEEPP desenvolveu o Projeto intitulado A Escola de Tempo Integral na perspectiva da educação integral: um estudo sobre a epistemologia escolar constituída pela gestão e organização do trabalho pedagógico, por meio do Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela Capes. O produto deste trabalho desembocou na ideia da construção da EPEDUC.

 Tanto é que seu primeiro número retrata a escola de tempo integral. Os textos veiculados favorecem a compreensão como se configura a gestão e a organização do trabalho pedagógico nas Escolas de Tempo Integral, da Rede Estadual de Ensino em Teresina. Além disso, descrevem a Escola de Tempo Integral, seus sujeitos e sua organização curricular, identificando a concepção de educação integral que move as ações educativas dessa escola. Também caracterizam as práticas educativas da escola de tempo integral, e, ainda, mapeiam as Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino do Piauí/Teresina e seus sujeitos.

            Assim, o primeiro número, volume 01 abrange a periodicidade de janeiro a dezembro de 2018 evidenciando o trajeto da pesquisa sobre a educação de tempo integral revelando sua relevância.

Em decorrência das reflexões e investigações realizadas no âmbito do NIPEEPP em 2019 a EPEDUC traz em seu número  02. volume 01 aborda sobre as Estratégias de Ensinagem na Escola e Universidade, frutos de pesquisas e experimentos capazes de favorecer aprendizagens significativas. Este número é composto de 12 artigos que nomeadamente discutem modos de fazer do processo de ensino e aprendizagem como ciência e como arte.

Ainda em fase embrionária a EPEDUC caminha para se tornar um lócus piauiense de divulgação de trabalhos originais resultantes de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da área da Educação e de outras áreas epistemológicas que tenham interface com a educação sua epistemologia e práxis.