http://revistas.ufpi.br/index.php/entrerios

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação na Revista EntreRios.

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc e convidados (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). Serão aceitos originais também em espanhol, francês e inglês.

O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais de primeira publicação à revista.

Para quaisquer dúvidas não contempladas neste guia, contate a Comissão Editorial pelo e-mail: revistaentreriosufpi@gmail.com

Tipos de contribuições

Artigos inéditos

Até 10.000 palavras, incluindo as referências bibliográficas.

Resenhas bibliográficas

Até 1.200 palavras: pequenas resenhas de livros publicados até 5 anos;

Entrevistas:

Até 4.500 palavras, versando sobre um tema que esteja em consonância com a temática do número da revista.

Normas gerais

Os trabalhos deverão ser submetidos via plataforma da Revista, sendo necessário o prévio cadastro como autor.

Artigos

Devem conter, nesta ordem:

título e, se necessário, subtítulo;

nome completo do(a) autor(a);

dados profissionais – titulação, área e instituição a que o(a) autor(a) está vinculado;

resumo, em português com palavras chaves

Resumo em e inglês com palavras chaves;


Resenhas

Não devem receber título, pois o título deve ser a referência da obra resenhada;

Devem seguir os padrões estabelecidos neste guia.

Diretrizes para ­­­­­formatação do texto

 

Título e subtítulo

Centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 14.

 

Nome do autor

Após o título, deve constar o nome completo do(a) autor(a), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, alinhado à direita.

Titulação, área e instituição

Abaixo do nome do(a) autor(a), devem constar sua titulação, área, nome por extenso da instituição a que se vincula. Se for de interesse inserir outras informações, colocar em nota de rodapé vinculada no nome do(a) autor(a).

 

Resumo, Resumen, Resumé e Abstract

Entre 100 e 150 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.

Palavras-chaves; palavras-claves, mots-clés e keywords

De três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula.

 

Citações diretas

As citações com mais de três linhas devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, texto justificado. Devem aparecer em parágrafo separado, com recuo de 4 cm.

 

Referências e notas de rodapé

As notas devem vir no rodapé da página, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: (sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (ALMEIDA ,2008: 133-178). As notas de rodapé devem ter fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, texto justificado.

 

As referências devem ser inseridas ao final do texto, em ordem alfabética do sobrenome dos(as) autores(as) e respeitar a formatação indicada mais à frente neste guia. Devem aparecer em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, espaçamento de uma linha entre parágrafos, texto justificado.

 

Formatação de ilustrações

Quadros e tabelas

O texto de quadros e tabelas deve possuir fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado. Os quadros e tabelas em si devem estar centralizados no texto. Abaixo deles, devem constar legenda e fonte de onde se tirou o quadro ou a tabela.

 

Figuras

As figuras devem estar centralizadas no texto. Abaixo delas, devem constar legenda e fonte de onde se tirou a figura.

 

Legenda de figuras, quadros e tabelas

As legendas devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, texto justificado. A legenda consta de: tipo de ilustração (figura, quadro ou tabela), seguido do algarismo arábico que indica a ordem da ilustração, ambos em negrito. Em seguida, deve constar um título para a ilustração, sem formatação (texto regular).

 

Diretrizes para apresentação de citações

Os nomes dos autores aparecem em letras minúsculas fora do parêntese e  maiúsclas dentro de parênteses, seguido da data de publicação da obra. Em citações diretas, a indicação do número da página é obrigatória.

 

Exemplos:

De acordo com Almeida (2008), existem diferentes processos de territorialização que devem ser objetos de reflexão.

 

De acordo com Almeida (2008: 118), “há, portanto, diferentes processos de territorialização em curso”.

 

Sobre a territorialização de povos e comunidades tradicionais, verifica-se que há diversos processo em cursos no Brasil (ALMEIDA, 2008).

 

Pode-se afirmar que “ o processo de territorialização é resultante de um conjunção de fatores, que envolvem a capacidade mobilizatória, em torno de uma política de identidade, e um certo jogo de forças  em que os agentes sociais, através de suas expressões organizadas, travam lutas  e reivindicam direitos face ao estado” (ALMEIDA, 2008: 118). 

 

Dois autores ou mais

Separam-se os nomes por “&” ou “vírgula” e “&”.

 

Exemplos:

 

De acordo com Brites & Motta (2017: 30), “Para dar visibilidade ao outro, permanecemos num eterno escrutínio de nosso próprio mundo”.

 

“Para dar visibilidade ao outro, permanecemos num eterno escrutínio de nosso próprio mundo” (BRITES & MOTTA, 2017:30).

 

O racismo no âmbito educacional vem sendo uma temática central nos últimos anos. No entanto, para realizar tal debate é necessário compreender o termo o que é raça, nesse sentido, “para compreender o que é raça também é preciso relacionar com a natureza” (SOARES, ALBERNAZ & LEWIS, 2009).

 

Duas ou mais obras do mesmo autor

São separadas por vírgula.

 

Exemplos:

 

Veja os balanços periódicos publicados em Almeida (2008, 2012, 2018).

 

Tem se discutido sistematicamente sobre os processos de territorialização de povos e comunidades tradicionais durante as últimas duas décadas (ALMEIDA, 2008, 2012, 2018).

 

Diretrizes para apresentação de referências

Pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula.

 

Os sobrenomes dos autores são apresentados com letras maiúsculas;

Os primeiros nomes são apresentados por extenso, e os demais podem ser abreviados;

o grifo é dado em itálico;

entre uma referência e outra há um espaço de uma linha.

Livro

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berna de. Terras de quilombos, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: PGSCA-UFAM, 2008.

 

Capítulo de livro

SCOTT, Joan. “História das Mulheres”. In: BURKE, Peter (org) A escrita da História: nova perspectiva. São Paulo: Editora UNESP, 2011. pp. 65-98.

 

Publicação em periódico

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de.  “identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral”. Anthropológicas, 16(2),2005: 09-40.

 

Obra organizada

BURKE, Peter (org) A escrita da História: nova perspectiva. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

 

Apresentação em evento

 

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. “Mapas situacionales y categorías de identidad en la Amazonía”. In: Seminario Internacional 'Territorios Étnicos y Autonomía en América Latina', 2012, Bogotá. Autonomias territoriales: experiencias y desafíos. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2012. p. 197-214.

 

 

Tese acadêmica

PINHEIRO, Maria Fernanda Carneiro. O ensino de Antropologia nos cursos de design de moda da UFPI e do IFPI. Dissertação de Mestrado. PPGAnt, Universidade Federal do Piauí, 2019.

 

Dois ou mais autores

 

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; SPRANDEL, Márcia Anita. Palafitas do Jenipapo na ilha de Marajó: a construção da terra, o uso comum das águas e o conflito. Novos Cadernos NAEA, v. v. 9, p. 25-76, 2006.

 

Duas obras de um único autor: o nome do autor é substituído, a partir da segunda obra, por seis traços baixos.

 

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berna de. Terras de quilombos, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: PGSCA-UFAM, 2008.

________. Mapas e Museus: uma nova cartografia social. CIENCIA E CULTURA, v. 70, p.58-61, 2018.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.