Chamada para o dossiê "Pesquisa e ensino de história sobre mundos do trabalho: experiências, metodologias e perspectivas"

Submissão para o dossiê: até 20/06/2024.

Submissão de artigos livres e resenhas: fluxo contínuo

Previsão de lançamento da edição: 30/07/2024

Antes de submeter, confira as diretrizes para autores.

 

Coordenadores

Felipe Augusto dos Santos Ribeiro (UESPI)

Lia Monnielli Feitosa Costa (UFC)

Talyta Marjorie Lira Sousa (UFPI)

Apresentação:

O dossiê nos convida a refletir sobre os desafios políticos, sociais e teóricos que se impõem à construção de abordagens mais sensíveis diante das múltiplas dimensões dos mundos do trabalho, contemplando os sujeitos comuns, sejam nos espaços rurais ou urbanos, suas estratégias de sobrevivência, condições de vida, formas de organização e lutas por direitos. Convidamos assim professoras-pesquisadoras e professores-pesquisadores a submeter suas contribuições para este dossiê, que busca congregar reflexões a partir de diversas abordagens teórico-metodológicas sobre os mundos do trabalho, configurações dinâmicas na abrangência espaço-temporal, questões sobre trabalhadores livres, escravizados, rurais, urbanos, trabalhadores indígenas, comunidades tradicionais, condições de vida e de trabalho, lutas e resistências cotidianas, problematizações sobre o trabalho na História Pública e no Ensino de História, trabalho análogo à escravidão, as relações de gênero e constituição das relações de trabalho, a questão racial e o racismo, entre outras. Propomos uma reflexão sobre as rupturas e permanências nas relações de trabalho contemporâneas e as complexidades com o passado desses vários brasis.

Felipe Augusto dos Santos Ribeiro[1]

Universidade Estadual do Piauí

feliperibeiro@phb.uespi.br

 

Lia Monnielli Feitosa Costa[2]

            SEDUC-PI

monnielli23@gmail.com

 

Talyta Marjorie Lira Sousa[3]

Universidade Federal do Piauí

talytamarjorie@hotmail.com



[1] Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí. Doutor em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2015), mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), tendo realizado pós-doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015-2018), com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

[2] Possui graduação pela Universidade Estadual do Piauí (2011), Especialização em História Cultura e Sociedade, também pela Universidade Estadual do Piauí, e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará, Professora SEDUC-PI e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí-FAPEPI.

[3] Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Doutora (2023), mestra (2012) e graduada (2009) em História pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial pela Universidade Federal do Piauí (2015) e em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale (2022). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (2019).