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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

 

1 – As submissões devem ocorrer online, após o cadastro do autor na plataforma do periódico. Ao Conselho Editorial, reserva-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado à redação. Aos Editores é resguardado o direito de diagramar os textos conforme o padrão gráfico da revista.

 

2 – Aceitamos colaborações para as seguintes seções: Dossiês Temáticos, Artigos, Resenhas e Traduções. Nas seções “Dossiês Temáticos” e “Artigos”, os autores devem ser especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores. Na seção “Resenhas”, aceitamos contribuições de graduados.

 

3 – A revista Contraponto limita-se a publicar, no máximo, duas (2) colaborações de autores vinculados à Universidade Federal do Piauí, à qual a revista está vinculada, por número/edição.

 

4 – O processo de avaliação é realizado às cegas e por pares, obedecendo a todos os critérios estabelecidos pela revista.

 

5 – Não se aceita colaborações simultaneamente submetidas a outros periódicos, sejam do Brasil ou do exterior.

 

6 – A revista aceita colaborações em língua portuguesa, espanhola ou inglesa para todas as seções.

 

7 – Artigos devem trazer título em língua portuguesa e inglesa, resumo do texto em língua portuguesa e inglesa (abstract), com extensão entre 5 e  15 linhas em espaçamento simples; mínimo de três (3) e máximo de cinco (5) palavras-chave em português e inglês (keywords); nome do autor, seu vínculo institucional e sua titulação.

 

8 – Os artigos em língua espanhola devem conter título, resumo e palavras chave em língua espanhola e portuguesa, nome do autor, seu vínculo institucional e sua titulação.

   

9 – Os artigos devem seguir o limite mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas. As resenhas devem observar o espaço de 4 a 6 páginas. As traduções devem seguir o limite mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas.

 

10 – As colaborações devem estar em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento em 1,5. Os arquivos devem ser submetidos em formato editável, .doc ou .docx.

 

11 – Citações de até três linhas devem aparecer no corpo do texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas devem estar em parágrafo distinto, com recuo à esquerda de 4 cm, tamanho 11 e espaço simples.

 

12 – As referências no corpo do texto devem ser feitas entre parênteses, constando o nome do autor, data da publicação da obra e o número da página. Exemplo: (QUEIROZ, 2011: 30), (ARAÚJO, 2015a: 81-82) ou (ARAÚJO, 2015b: 18). Não devem ser utilizados termos como op. cit., idem, ibidem, entre outros.

 

13 – Notas de rodapé podem ser utilizadas, desde que essenciais e na menor quantidade possível.

 

14 – Referências de obras, artigos, fontes primárias e outras devem ser citadas no final do artigo, observando as normas da ABNT (NBR6023-2002). Exemplos:

Citação de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade, Editora, ano.

Citação de dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da tese ou dissertação em itálico: subtítulo, quando houer, sem itálico Ano. Tese/Dissertação. Nome do Programa de Pós Graduação, Instituição, Cidade, Ano.

Citação de artigos: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., nº, p. inicial-final, data.

Citação de capítulo de livros: SOBRENOME, Nome: Título do capítulo In: AUTOR(ES) DO LIVRO. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, Ano, p. ou pp.

Citação de Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Cidade. Anais...: INSTITUIÇÃO, ano.

Citação de entidades coletivas: NOME DA ENTIDADE. Título do trabalho citado. Cidade: Editora, ano.

15 – Imagens, tabelas e gráficos devem ser numerados na parte superior e na inferior deve-se informar a fonte.

 

16 – As colaborações devem ser enviadas após revisão ortográfica e de concordância. Contribuições cujos textos não apresentem revisão serão rejeitados.

 

17 – As colaborações devem ser inéditas, sendo seus conteúdos de responsabilidade dos autores. Toda contribuição passará por processo de verificação quanto ao seu ineditismo. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará.

 

18 – Resenhas devem ser de publicações inferiores a cinco (5) anos.

 

19 – As colaborações serão apreciadas por integrantes dos Conselhos Consultivo e Editorial ou por avaliadores ad hoc.

 

20 – Autores que tenham publicado alguma colaboração na revista, não poderão publicar nas duas edições subsequentes.

 

21 – Com base em parecer técnico, será decidido pela publicação ou não das colaborações, comunicando-se aos autores sobre a decisão.

 

22 – Não há cobrança financeira pelas contribuições.

 

23 – Ao publicar na Revista, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

24 – Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão da colaboração publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e indicação de que a publicação inicial ocorreu nesta revista.

 

25 – Não serão aceitas colaborações que não atendam as diretrizes estabelecidas. Os textos e a exatidão de todas as informações são de responsabilidade dos autores. Os editores não se responsabilizam pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores. Recomenda-se fortemente que os autores, uma vez que publiquem seus textos na revista, incluam em seus Currículos Lattes as informações e o link da publicação.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.