Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva
Resumo
A educação inclusiva não define claramente uma nova condição de humanidade, analisa preocupações de ordem contingente vinculadas a processos ideológicos, discursivos e relações de poder que participam da configuração do poder da condição de ser humano, fabricando novos códigos de legibilidade. O objetivo deste trabalho é analisar a matriz de produção ontológica da educação inclusiva e suas repercussões materiais e subjetivas na vida escolar. O método utilizado utiliza a pesquisa documental crítica. Entre suas principais conclusões estão: a) a construção de uma pragmática epistemológica micropolítica eb) a criação de uma concepção ontológica neo-materialista que privilegia a multiplicidade de modos de existência do ser humano.
Texto completo:
PDFReferências
ANG-LYGATE, Magdalene. “Trazar los espacios de deslocalización. De la teorización a la diáspora”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.291-314). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.
BRAIDOTTI, Rosi. The posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.
BRAIDOTTI, Rosi. A Theoretical Framework for the Critical Posthumanities. Theory, Culture & Society, Vol. 0, Núm. 0, 1–31, 2018.
HILL COLLINS, Patricia. “Rasgos distintivos del pensamiento feminista negro”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.99-133). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.
KYRÖLÖ, Katharina., RYBERG, Ingrid. & KOIVUNEN, Anu. Vulnerability as political language, 2019. Recuperado el 24 de junio de 2020: https://www.manchesteropenhive.com/view/9781526133113/9781526133113.00005.xml
OCAMPO, Aldo. Epistemología de la educación inclusiva. Granada: UGR, 2017.
PARMAR, Pratibha. “Feminismo negro: la política como articulación”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.245-267). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.
DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12828
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2675-1496
BASES E INDEXADORES
LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358
SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação
CROSSREF https://www.crossref.org/
FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/
CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
ORCID http://www.orcid.org
ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br
GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ