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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Digitados no Editor Word seguindo a formatação do template.

Link do Template  

https://drive.google.com/open?id=1CSKQBXH6TQD74E7OVFE5mLLhNvWsAc1u

2) Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas.

3) O  Resumo (entre 100 e 250 palavras),  deve ser apresentada em 3 línguas (português, Inglês e espanhol). O resumo deverá ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverá conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico. c) palavras-chave (máximo cinco, em ordem alfabética, iniciadas com letra maiúscula,separadas e finalizadas por ponto);

4) abstract: versão do resumo, em inglês e key-words: versão das palavras-chave, em inglês, (manter a ordem alfabética da versão em língua portuguesa);

5) resumen: versão do resumo em espanhol; palabras clave;

OBS.: Artigos redigidos em língua estrangeira devem inserir também a versão em português do título, do resumo e das palavras-chave.

6) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas. Conforme orientações do template

7) As notas explicativas (não usar notas de rodapé), com numeração sequencial em algarismos arábicos.

5) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.

6) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte (crédito de autoria da imagem). Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e, sempre que possível, no formato original do programa de elaboração (por exemplo:  EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. *Podem encaminhar estudos para publicação pesquisadores autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas.

    * Os autores deverão ter número Orcid (Open Researcher and Contributor ID)

     

    *Serão aceitos prioritariamente artigos não publicados em revistas. Ou seja, os textos enviados deverão ser originais e inéditos e que não seja simultaneamente postulado em outras revistas ou órgãos editoriais. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar três anos de sua divulgação e devem ter essa data explicitada. A Comissão Editorial não aceitará artigos ou resenhas submetidos simultaneamente a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.

     *Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé.

    * A revisão ortográfica e gramatical do material apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor (es). Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista.

  2. " Os dados do (s) autor (es) devem ser postados no arquivo suplementar e deverá conter, na primeira página, as seguintes informações:

    1 Título do texto;

    2 Abaixo do título, nome do autor(es)

    3. Abaixo do nome do (s) autor(es), deverá ser colocada: Instituição (Universidade, Centro, Departamento, Instituto, etc.); Formação - Local de atividade - endereço - telefone - e-mail.

  3. *Os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores. Os artigos, resenhas e outros, deverão ser oferecidos gratuitamente, pois a Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades não tem fins lucrativos. Desse modo, ao enviar seu artigo, o autor estará automaticamente aceitando tal condição.

    *Os textos entregues à publicação serão apreciados por pareceristas, membros do Conselho Consultivo da Revista, docentes e profissionais da área técnica e científica da UFPI e de outras instituições convidados para este fim (especialistas no tema proposto pelo artigo e outros gêneros, desde que não seja o autor). Após o processo seletivo, os autores serão informados sobre a situação de sua colaboração.
  4. XIII - A Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

  5. *Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Os artigos devem conter, no máximo, 4 (quatro) autores.

  6. *Todos os autores precisam ser identificados na plataforma de submissão online da Revista. Todos os campos do perfil dos autores devem ser preenchidos obrigatoriamente: nome (sem abreviações.

  7. *Política contra plágio e más-condutas em pesquisa 

    Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:
    7.1. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

    - visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

    - artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

    - na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

    - todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

    - a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

    7.2. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

    a) Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

    b) Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

    c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

  8. *não qualquer cobrança de taxa neste periódico

    A Revista Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades não cobra de taxas de processamento de artigos ou qualquer outro custo para os autores.