- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
A revista Caminhos da educação: diálogos, culturas e diversidades (ISSN:2675-1496) está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música do Programa de Pós-graduação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI e ao grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universersidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ.
É um periódico de publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupados em volumes. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.
Objetiva estimular o debate acadêmico e incentivar trabalhos sobre discussões de saberes, experiências, culturas e diversidades. A revista também procura promover o letramento científico, tendo como público alvo leitor, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores.
A revista publica artigos, ensaios, resenhas e entrevistas produzidos por doutores, doutorandos e mestres.
A composição da equipe da revista procura contemplar a diversidade em seus múltiplos aspectos: gênero, étinico, regional e conta com pesquisadoras e pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), de diferentes países, a saber: Brasil, Espanha, EStados Unidos, Argentina, México, Itália, Portugal, França e Coréia do Sul.
A Revista Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades não cobra taxas de processamento de artigos ou qualquer outro custo para os autores.
Políticas de Seção
Edição Completa
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Expediente
Expediente
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Editorial
Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Fluxo Contínuo
Fluxo contínuo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
Entrevista
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenha
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato de autores e pareceristas será preservado durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.
Periodicidade
É um periódico de publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupados em volumes.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
A Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.