Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista VOX MUSEI arte e patrimônio está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia | Mestrado Profissional; e ao Grupo de Pesquisa homônimo CNPq | Universidade Federal do Piauí.

O CIEBA, Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes da Universidade de Lisboa; e o CEF, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, Delegação do Porto, Portugal são colaboradores institucionais do Periódico, que se configura como um espaço de debates, reflexões e interlocuções entre investigadores e público em geral; apresenta trabalhos que permitem análises e interpretações sobre o papel das artes, patrimônios, museus e museologias, nomeadamente neste século XXI, marcado por dinâmicas informativas e comunicacionais, diversidade de culturas, perspectivas e olhares sobre o mundo

 

É um espaço de reflexão e interlocução sobre arte, patrimônio e a museologia, a considerar o século XXI, marcado por dinâmicas informativas e comunicacionais, por uma diversidade de culturas e olhares sobre o mundo.

Ao se disponibilizar on-line o conteúdo da Revista pretende-se ampliar uma rede de pesquisadores e públicos interessados nos debates que envolvem as temáticas centrais do periódico.

A Revista possibilita submissões inéditas e abertas, a serem avaliadas por Comissão Científica e Revisão por Pares (sistema double blind review)

Arte, Patrimônio e a Museologia tornaram-se sinônimos de marcadores identitários, cultura, memória social, cidadania, educação, sustentabilidade. A articulação, contudo não é propriamente nova, as interligações entre esses campos de saber-fazer estiveram a inspirar no passado e no presente significados culturais; rotineiramente incorporaram objetos e lugares associados às memórias sociais e às narrativas; mesmo com a “globalização” e “mundialização”, as culturas continuam firmando-se em suas histórias, identidades e memórias.

Arte, Patrimônio e Museologia se articulam e se entrelaçam em sentimentos de pertencimento cultural e social das pessoas em suas comunidades; cada vez mais se redefine o que pode ou deve ser incorporado ou mesmo excluído como patrimônio, integrado às táticas políticas de cerceamento e afirmação de identidades plurais.

 

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Apresentar o dossiê da Revista para o número objeto de publicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Memórias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Crítica de Arte

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Equipamentos Culturais

Nesta seção, os profissionais, de forma individual ou representando uma instituição, são desafiados a compartilhar saberes, experiências e práticas, nas comunidades envolventes de museus, instituições de educação, patrimônio, arte e cultura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista Internacional - Comissão Científica e Revisão por Pares (sistema double blind review)

 

Periodicidade

A Revista VOX MUSEI arte e patrimônio é semestral. No que diz respeito à política padrão de seções: entrevista, memórias, crítica de arte, equipamentos culturais e artigos; possibilita submissões abertas, indexados e avaliados pelos Pares.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Colaboração Institucional

A Revista é Semestral. Trata-se de uma concepção do Grupo de Pesquisa/CNPq/Brasil, VOX MUSEI arte e patrimônio e do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia Memória da Universidade Federal do Piauí. Conta com o apoio institucional do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra