- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Diretrizes para Conflito de Interesses da revista
Foco e Escopo
A Revista Piauiense de Matemática é um veículo de publicações científicas, no formaro de artigos originais que apresentem pesquisas científicas concluídas ou ensaios nas áreas de Matemática ou Educação Matemática. Os trabalhos não podem ter sido publicados (ou simultaneamente submetidos) em outro(s) periódico(s). São aceitos trabalhos redigidos em português e inglês.
Políticas de Seção
Artigos Científicos
Nesta seção, os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática que contribuiam com a prática do professor e com as reflexões didáticas e epistemológicas do campo da Educação Matemática.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Boas Práticas no Ensino de Matemática
Esta seção é destinada a publicação de metodologias/práticas/narrativas de professores, da Educação Infantil ao nível Médio, que desejem compartilhar experiências didático-pedagógicas e reflexões acerca do ensino de matemática. Nestes trabalhos, o uso de referenciais teóricos como nos artigos científicos é facultativo, porém espera-se que o professor, ao narrar sua experiência, contribua minimamente com reflexões teóricas para o campo da Educação Matemática. Esta seção também é destinada a reflexão sobre a possibilidade de utilização de novas metodologias para o ensino de Matemática.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Iniciação Científica
Serão publicados artigos relevantes na preparação de estudantes e professores para olimpíadas de matemática ou temas elementares de graduação, principalmente sobre teoria dos números, álbegra, geometria e cálculo (não limitados a esses temas). É recomendável que os temas sejam abordados em artigos auto-suficiente que tragam problemas resolvidos detalhadamente e referências que os complementem ou aprofundem.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Anais de Eventos
Destinada a publicação, na forma de Resumo ou Resumo Expandido, de trabalhos apresentados em eventos de Matemática ou Educação Matemática dos Programas de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT e PROFMAT) da Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Piauiense de Matemática utiliza o processo de revisão por pares (peer review) no formato double blind (sem identificação dos autores e revisores no processo de revisão). Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise por membros do Comitê Editorial da revista para verificação do enquadramento no escopo da revista. Na etapa seguinte, os artigos são enviados aos Editores de Seção (integrantes do Comitê Editorial) que por sua vez os encaminham a dois revisores (com título de Doutor ou reconhecido saber no tema do trabalho) para apreciação.
Em caso de divergência entre os pareceres dos revisores, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador seguindo os mesmos critérios. A distribuição dos artigos para avaliação pelos revisores é prerrogativa dos Editores de Seção, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Para ser aceito, o trabalho precisa ser aprovado por dois revisores.
Periodicidade
A revista será publicada em único volume anual podendo conter mais de um número (por exemplo, edição especial).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Do mesmo modo, o princípio da gratuidade também é aplicado ao envio e processamento de artigos submetidos à RPiM.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Diretrizes para Conflito de Interesses da revista
São considerados potenciais conflitos de interesse, a relação de um autor, diretamente, ou indiretamente através da instituição promotora da pesquisa, com empresas que eventualmente possam se beneficiar dos resultados do estudo.
Os seguintes tipos de relação são considerados como potencialmente conflitantes e devem ser obrigatoriamente declarados:
Se nos últimos cinco anos um dos autores:
i) Recebeu honorários de consultoria, palestras, redação de textos ou quaisquer outros tipos de serviços remunerados prestados pelo fabricante de produto envolvido no estudo.
ii) Recebeu auxílio do fabricante de produto envolvido no estudo (verbas de pesquisa, fornecimento de equipamentos, mão de obra, etc.) relacionados ao estudo em análise ou outro estudo que envolva o mesmo produto.
iii) Recebeu auxílio de fabricante de produto envolvido no estudo para participação em congressos.
iv) Deteve ações do fabricante de produto envolvido no estudo.
v) Houve envolvimento do fabricante de produto envolvido no estudo na coleta, análise, interpretação ou redação dos dados.
vi) É empregado ou presta serviços a empresa que possa se beneficiar direta ou indiretamente com os resultados do estudo.