Diretrizes para Autores
Cada manuscrito submetido a RICS-UFPI é inicialmente analisado quanto ao cumprimento das normas estabelecidas, sendo sumariamente devolvido em caso de não atendimento das mesmas. Se aprovado, é encaminhado para avaliação de dois avaliadores ad hoc, que emitirão parecer consubstanciado a respeito do conteúdo, rigor metodológico da abordagem utilizada, formatação e dos procedimentos éticos que envolvem o trabalho. Havendo discordância nos pareceres, o manuscrito é encaminhado a um terceiro avaliador. O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. A lisura da avaliação exigirá: anonimato dos avaliadores e que os mesmos desconheçam a autoria dos autores (duplo-cego). Tal procedimento visa assegurar a integridade ética e profissional dos sujeitos envolvidos nesse processo. Os pareceres dos avaliadores serão analisados pelo Conselho Editorial que, se necessário, indicará as alterações a serem efetuadas. Os trabalhos seguem para publicação somente após a aprovação final dos avaliadores e do Conselho Editorial. O público potencial e real são: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da saúde/ou áreas afins.
Forma e apresentação dos manuscritos
A RICS-UFPI recomenda que os trabalhos sigam as orientações descritas detalhadamente a seguir:
Preparo dos manuscritos
Os textos devem ser digitados usando-se o processador de texto Microsoft Word com a seguinte configuração de página: papel tamanho A4, margens 2,5 cm, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento entrelinhas 1,5 em todo o texto, páginas numeradas a 2 cm da margem superior e a 2 cm da margem direita, iniciando na folha de rosto.
Folha de rosto
O título do manuscrito deverá conter no máximo 20 palavras, centralizado, em negrito, com apenas a primeira letra em maiúscula, seguido da versão em inglês. Evitar uso de gerúndio. Abaixo do título, informar o(s) nome(s) completo(s) dos autores sem abreviação(ões), alinhados à direita, será permitido no máximo de 10 autores, indicando a participação de cada autor na pesquisa, formação profissional, principal titulação, vínculo institucional. Indicar o nome do autor responsável, informando endereço completo para correspondência, telefone para contato, e-mail. Recomenda-se não utilizar o endereço residencial, já que o mesmo ficará disponível na Internet. Se o manuscrito for baseado em tese ou dissertação, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada.
As palavras RESUMO e ABSTRACT devem estar em letras maiúsculas, em negrito. O resumo deve conter de 150 a 200 palavras, em português (RESUMO) e inglês (ABSTRACT). Deve-se ressaltar os objetivos, a metodologia, os resultados e conclusões do estudo e ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. O texto dos resumos deve ser justificado, com espaçamento simples. Serão aceitos entre 03 e 05 descritores cadastrados no Decs - Descritores em Ciências da Saúde – Bireme (http://decs.bvs.br).
Corpo do Texto
As seções primárias (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências) deverão apresentar-se obrigatoriamente, em letra maiúscula, em negrito e alinhadas a esquerda, com exceção da palavra Referências, que deverá ser centralizada .
Citações
As citações devem obedecer a norma NBR 10520 Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Depoimentos
Frases ou parágrafos ditos pelos sujeitos da pesquisa devem estar entre aspas e em itálico.
Ilustrações
É permitido no máximo seis figuras ilustrativas (Tabela, Quadro, Gráficos, Figura), levando em consideração a quantidade de 10 laudas/ artigo. Todo material ilustrativo deve ser numerado consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, com suas respectivas legendas e fontes, em letra minúscula, espaço simples e sem grifo. Quando forem extraídas de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada logo abaixo da mesma.
As ilustrações – figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., deverão ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionadas.
As tabelas, quadros e gráficos devem ser confeccionados no mesmo programa utilizado na confecção do artigo (Ms Word). Fotos podem ser coloridas ou em preto e branco, encaminhadas obrigatoriamente em arquivos de software com extensão JPG. Para "escanear" as figuras e/ou fotos, selecionar 300 dpi de resolução. Necessitam de autorizações para reprodução ilustrações que podem identificar sujeitos.
Referências
As referências deverão obedecer a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Apêndices e anexos
Devem ser evitados, conforme indicação da norma NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Termo de Responsabilidade e Termo de Transferência de Direitos Autoriais
Devem ser escaneados e enviados em anexo para o endereço eletrônico da revista (rics@ufpi.edu.br) após assinatura de todos os autores.
Agradecimentos
Devem ser apresentadas em número reduzido após as referências, apenas nos casos imprescindíveis. Após a publicação do artigo, se os autores identificarem a necessidade de uma errata, deverão enviá-la à Secretaria da Revista imediatamente e de preferência por e-mail rics@ufpi.edu.br.
CHECKLIST
Antes de enviar o manuscrito, recomenda-se que os autores verifiquem se todos os itens da lista abaixo estão adequados, certificando-se de que a normatização está sendo atendida conforme as instruções de envio à RICS.
Artigos originais, com resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, deverão indicar no texto aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), e anexar no sistema de submissão online a cópia do documento de aprovação.
- Formatação do manuscrito: folha tamanho A4 em Word.doc; margens 2,5 cm, fonte Arial, tamanho 10, espaço entrelinhas 1,5 em todo o texto, páginas numeradas a 2 cm da margem superior e a 2 cm da margem direita, iniciando na folha de rosto.
- Título do manuscrito deverá conter no máximo 20 palavras, centralizado, em negrito, com apenas a primeira letra em maiúscula, seguido da versão em inglês. Evitar uso de gerúndio.
- Autores (máximo de 10): abaixo do título apresentar nomes completos e sem abreviações, alinhados à direita, indicando a participação de cada autor na pesquisa formação profissional, principal titulação, vínculo institucional.
- Após o nome dos autores, indicar o Autor responsável, apresentando endereço completo para correspondência, telefone para contato e e-mail. Evite o uso de endereço residencial, pois o mesmo ficará disponível na Internet.
- As palavras RESUMO e ABSTRACT deverão ser apresentados em letras maiúsculas, em negrito.
- O resumo deve ressaltar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões. O texto deve ser justificado, espaçamento simples, composto de 150 a 200 palavras, em português e inglês, acompanhados de três a cinco descritores cadastrados no Decs - Descritores em Ciências da Saúde - Bireme (http://decs.bvs.br).
- Corpo do texto: As seções primárias (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimento (opcional) e Referências) deverão apresentar-se obrigatoriamente, em letra maiúscula, em negrito e alinhadas à esquerda, com exceção da palavra Referências, que deverá ser centralizada.
- Material ilustrativo: máximo de seis, conforme orientação das normas, devem ser numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, com a primeira letra maiúscula, espaço simples, sem grifo. Imagens (fotos) em preto e branco e coloridas, encaminhadas obrigatoriamente em arquivos de software com extensão JPG., com resolução de 300dpi.
- Depoimentos de sujeitos devem estar entre aspas e em itálico.
- As referências devem ser de acordo com a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Não utilizar referência de site não científico.
- Notas (agradecimentos, apoio financeiro e demais conteúdos considerados pertinentes) devem ser apresentadas em número reduzido após as referências.
- Termo de Responsabilidade e Termo de Transferência de Direitos Autorais