Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde (RICS-UFPI) é uma publicação semestral, com divulgação eletrônica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que visa incentivar e divulgar questões relacionadas à saúde e criar um espaço relevante para discussão cientifica na área Interdisciplinar.

Serão aceitos para publicação artigos originais, revisões, relatos de casos, resenhas relacionados à área da saúde e áreas afins.

As submissões poderão ser nas linguas portuguesa e inglesa.

Políticas de Seção

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Espaço Aberto

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos deverão ser apresentados exclusivamente a RICS-UFPI, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas quer na íntegra ou parcialmente, sendo vedada a reprodução ou tradução parcial ou total dos mesmos, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em Anais de Reuniões Científicas. Entretanto, os conteúdos presentes nos textos serão de total responsabilidade dos autores, cabendo a estes responder pelos mesmos.

A publicação de artigos originais, com resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, deverá indicar no texto e anexar no sistema de submissão online a cópia do documento de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa; bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes (Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde).

Para pesquisas que envolvam animais deverá ser anexado documento de aprovação em Comitê de Ética e Experimentação Animal.

O trabalho deve ser enviado ao Editor Chefe para o endereço de e-mail rics@ufpi.edu.br.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.