A efêmera experiência do ombudsman na imprensa campineira

Marcel J. Cheida

Resumo


A rara experiência da crítica aos jornais culminou com a pioneira implantação da figura do ombudsman em meados de 1986, na Folha de São Paulo. Outros jornais tentaram seguir o exemplo, entre eles o campineiro Diário do Povo. Por dois anos, o matutino conviveu com as análises e críticas elaboradas a partir das reclamações de poucos leitores que se aventuraram a tecer considerações sobre as notícias publicadas. Este artigo aborda a criação e a contribuição dos dois jornalistas que desempenharam a missão de colher as reclamações dos leitores e transformá-las em críticas publicadas na edição dominical do jornal ao longo de dois curtos anos. Como muitas experiências mercadológicas, a coluna do ombudsman no Diário do Povo faleceu gradualmente, ao enfrentar a antipatia da redação, do proprietário da empresa e o silêncio do leitor.

Palavras-chave: Ombudsman, história do jornalismo, jornais, crítica à mídia.


Palavras-chave


Ombudsman, história do jornalismo, jornais, crítica à mídia.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.9120209658

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