Jornalismo feminino e sua histórica aproximação com o universo do consumo
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é trazer aspectos históricos do jornalismo feminino de modo a identificar padrões de consumo introjetados no conteúdo editorial desses produtos comunicacionais. Aqui, entendemos o jornalismo feminino como um fenômeno da comunicação destinado às mulheres e pertencente à cultura industrializada e capitalista. Para encontrar pistas da imbricação do consumo no universo editorial do jornalismo, ao longo da história, nos cercamos de estudos acerca do desenvolvimento do jornalismo de modo geral e do feminino, em particular, além de abordagens sobre a indústria cultural, reificação como forma de operação e materialização da ideologia. O trabalho, de cunhos teórico e reflexivo, utiliza como método o levantamento bibliográfico e considera que esse fenômeno da comunicação acompanhou, desde os anos 1950, o desenvolvimento da sociedade do consumo e que o papel de decisão da mulher na atual sociedade capitalista é determinante.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.6220176651
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