Mídia e imaginário: a comunicação ideológica em Hieronymus Bosch

Francismar Formentão

Resumo


Neste estudo discute-se como mídia e imaginárioconstituem sentido ideológico na história. A obra, OJuízo Final, de Hyeronymus Bosch apresenta o imagináriodo seu período histórico, uma narrativa que permiteobservar os fios ideológicos da produção de sentidoem dois aspectos imaginários: o evidente (dominante/convencional) e o oculto (encoberto/dissimulado).O realismo fantástico de Bosch considera os signosoníricos, o grotesco, visões imaginárias, mitológicas emísticas que funde cenários do cotidiano medieval, omundo sagrado e o profano. Bosch pintou a sua época,com um horizonte axiológico específico, mas solicita que o Outro, “leia” a sua proposta, uma refração complexa que ultrapassa um primeiro olhar ou um olhar imediato. Com o tema religioso, o artista compõe uma mídia artística que discute sua realidade, a identidade cultural humana em diálogo com as instituições imaginárias da vida cotidiana, posicionando-se criticamente diante da cultura do seu tempo.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.1120123801

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