Chamada de trabalhos RBHM - História da mídia e saúde

A experiência com a pandemia de Covid-19 tem mobilizado pesquisadores da história da saúde a fazerem comparações com outras doenças e emergências sanitárias mundiais. Desde a pandemia de gripe espanhola de 1918, os cientistas sonham em prevenir surtos catastróficos de doenças infecciosas. Apesar de um século de progresso científico, desastres virais e bacterianos continuam a emergir, promovendo quarentenas, isolamentos, práticas de higiene e cuidado pessoais, medos, ansiedades e controvérsias. No última século, a gripe espanhola, a peste pneumônica, a  febre dos papagaios, a gripe aviária, a Aids, o ebola, a Influenza H1N1, a zika e agora a Covid-19 são algumas das epidemias globais que participaram de intensas crises sociais, mas também mecanismos de controle sobre os corpos e as populações.

Algo que não pode ser desconsiderado nos estudos históricos sobre saúde e doenças é o papel da mídia no processo social de produção de sentidos, de circulação de saberes e práticas de cuidado e de regulação moral. O principal objetivo deste dossiê é reunir artigos que tratem do lugar dos discursos midiáticos nas construções de práticas, saberes e representações sobre saúde, corpos e doenças em diferentes contextos socioculturais. Para tanto, serão considerados para avaliação especialmente textos que abordem os seguintes temas:

- as figurações da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida em narrativas midiáticas;

- as relações entre mídia, ciência e poder;

- a politização da ciência e a cientifização da política em contextos epidêmicos;

- as controvérsias científicas em torno de medicamentos, vacinas, cuidados e tratamentos de doenças;

- crise e promoção de controle dos corpos em contextos epidêmicos;

-  a construção da subjetividade contemporânea por meio das maneiras de definir e tratar os corpos considerados saudáveis, doentes, ociosos, produtivos, aversivos e normais;

- a atuação do jornalismo como instância avaliadora das políticas, serviços e sistemas de saúde;

- as representações dos corpos, da alimentação e das atividades físicas nas mídias;

- as narrativas midiáticas relacionadas às doenças e às experiências do acontecimento;

- mídias e memória social de doenças e epidemias;

-  narrativas (auto)biográficas sobre saúde e doenças.

Os artigos para o dossiê devem ser enviados diretamente pelo sistema online da RBHM, no endereço www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm, até o dia 30 de setembro de 2020. As diretrizes para autores e demais informações necessárias para a submissão dos textos estão disponíveis na página.

Igor Sacramento e Wilson Couto Borges
Editores convidados
Pesquisadores em Saúde Pública pela Fiocruz e coordenadores do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Laces/Icict/Fiocruz).

Sobre a RBHM

Revista Brasileira de História da Mídia é uma publicação em formato eletrônico, com periodicidade semestral, da Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Lançada em 2012, tem como objetivo principal divulgar estudos que enfoquem a relação comunicação e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. Além dos trabalhos submetidos ao dossiê, a revista recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo sobre temáticas da história da mídia.