EDUCAÇÃO, TEORIA QUEER E AS DISCUSSÕES SOBRE AS MINORIAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Alisson da Silva Souza, Isis Monteiro Rodrigues, Tania Regina Leite Santos Figueiredo

Resumo


O padrão tradicional e patriarcal de família sob um viés normatizador foi e continua sendo parâmetro para diversos modelos educacionais que por séculos reproduziram uma educação heterossexista, racista e excludente. O presente texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a escola, a educação e o currículo a partir de uma perspectiva pós-crítica. É com base nesta abordagem que a teoria queer vem subsidiando estudos e pesquisas que questionam relações desiguais dentro da escola. O presente trabalho realiza uma crítica a essa concepção de educação reprodutora de modelos sociais discriminatórios e questiona ainda inexistência de espaços dentro da escola e do currículo para a discussão de temas como diversidade, orientação sexual, gênero, raça e etnia. Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Louro (2000, 2008), Miskolci (2012), e Silva (2007, 2014), dentre outros.


Palavras-chave


Educação, formação de professores, currículo

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