Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA
http://orcid.org/0000-0003-4660-4080
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE
Brasil
Mestrando em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU e especialista em Gestão Educacional pela mesma IES. Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.
LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
http://orcid.org/0000-0001-8491-6152
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE
Brasil
Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Na Gestão Universitária da Universidade Federal de Alagoas, exerceu os seguintes cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores , formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 9 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 40 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente orienta 9 teses de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 estudantes de Iniciação Científica.
Líllian Franciele Silva Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-1548-8454
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE
Brasil
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar (2018) pela FCV e Formação Docente do Ensino Superior (2016) pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Foi professora de Graduação e Pós-graduação em instituições de ensino superior privadas, tutora do curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizado pela UFAL em parceria com o MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, tecnologias digitais, metodologias ativas, educação online e educação superior. Atualmente é professora efetiva da Prefeitura de Roteiro-Alagoas, e integrante dos Grupos de Pesquisas: Comunidades Virtuais (CV/UFAL) e Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância (TICFORPROD/UFAL).