USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR

DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA, LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO, Líllian Franciele Silva Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Discute a importância desse recurso como estratégia didática inovadora com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino superior, a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologia, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento mental que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa cognitivo, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons