Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Linguagens, Educação e Sociedade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Francisca Márcia Lima de Sousa
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Brasil
Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará; Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2006), Pós-Graduação em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Secretariado Executivo na UNINTER. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuou como Chefe Substituta do Gabinete do Reitor, e Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Professora Assistente (tutora) do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais, (nível Pós-Graduação) da UFOPA. Tem experiência na área de Educação, Letras e Secretariado Executivo, Docente no Programa Projovem Urbano nas áreas de Língua Portuguesa e Informática.
Anselmo Alencar Colares
Universidade Federal do Oeste do Pará
Brasil
Graduado em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialista em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), Curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do Doutorado em Educação (Rede Educa Norte - Polo UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Vice-reitor Ufopa ( 2014 - 2018). Sócio da ANPED, SBHE e sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Docente na educação básica de 1981 a 1994, e posteriormente no ensino superior. Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa. Atua principalmente com: História e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; formação de professores. É avaliador de instituições e de cursos pelo INEP/MEC desde 2008. Em 2012 concluiu pós doutorado em educação, na Unicamp, desenvolvendo pesquisa na temática da Educação Escolar Indígena.