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Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade
Rosely Oliveira Macario
http://lattes.cnpq.br/9848521439590023
Universidade Estadual do Estado do Rio DE Janeiro - UERJ
Brasil
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2012), graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Mestrado Profissional em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Atualmente realiza o curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ(Proped). É professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Tem experiência na área da Educação Básica, nas modalidades de ensino: Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Ensino Médio, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia como também atua na docência em EJA (alfabetizadora). Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, EJA, educação, currículo e cotidiano escolar
Luiz Antônio Gomes Senna
http://lattes.cnpq.br/8541753054778705
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
Brasil
Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-Rio: 1994), atua como Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (www.proped.pro.br). Professor titular de língua portuguesa e literatura brasileira do Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga (aposentado). Pesquisador bolsista da FAPERJ,no programa Cientistas do Nosso Estado. Além de docente e orientador na graduação, mestrado e doutorado, desenvolve pesquisas de base teórico-conceitual no campo formal do letramento e da representação da escrita alfabética, com ênfase no estudo de sistemas e categorias metafóricas, modos do pensamento e desenvolvimento cognitivo. Possui cerca de 200 trabalhos publicados, cuja projeção sérica, pode ser acessada em www.senna.pro.br, juntamente com a descrição de seus diversos ciclos de investigação científica. Ainda entre suas atividades de investigação acadêmico-científica, é líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Seu Grupo de Pesquisa tem como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Neste sentido, os estudos em desenvolvimento focalizam centralmente a questão teórico-conceitual relacionada ao desenvolvimento de modelos explicativos da mente humana, potencialmente capazes de incorporar estruturas que representem estados de desenvolvimento proximal, tais como os que se verificam, particularmente no processo de letramento e alfabetização. O grupo concentra seus esforços no sentido buscar aprimorar as bases teórico-acadêmicas que sustentam as políticas públicas de Educação para a inclusão das minorias sociais, com ênfase no tratamento de questões que conduzam à superação de estados de segregação provenientes da hegemonia da cultura científica sobre as sociedades de base narrativa.