Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Jornal Brasileiro de Evidências em Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

CONFIGURAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Art. 20º - Todos os trabalhos submetidos à Revista devem conter em folha separada as seguintes informações:

1.       Título do trabalho,

2.       Nome do(s) autor(es),

3.       Área em que o trabalho se insere,

4.       Endereço eletrônico,

5.       Titulação do(s) autor(es), filiação científica (em nota de rodapé) – Departamento, Instituto, Faculdade,Universidade, Cidade, Estado, País e CEP.

6.       Telefone e fax do autor principal.

 

Art. 21º - Os trabalhos enviados devem ter as seguintes características e extensão:

1.       Artigos de pesquisa: resultantes de pesquisas e estudos concluídos, estruturados em Título (Title), Resumo (Abstract) e Descritores (Key words), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Conclusão; Agradecimentos (aos financiadores, se houver) e Referências. O total de páginas não deve ultrapassar 20.

2.       Artigos de revisão: resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento, Conclusão ou Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.

3.       Relatos de caso clínico: resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato do caso, indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 10 páginas.

4.       Resenhas: de publicações nacionais ou publicações estrangeiras, com até 5 anos de publicação, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, quatro páginas.

 

Art. 22º - Os documentos enviados deve estar configurados para papel A4, processador de texto em Word for Windows, margem direita, superior, margem esquerda e inferior de 2 cm, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5cm entre linhas.

 

Art. 23º - Os resumos, referidos nos itens 1 a 3 do art. 24º, seguindo a NBR 6028/2003, devem:

1.       Ressaltar o assunto tratado e sua delimitação, objetivo, método, resultados e conclusão;

2.       Ter a primeira frase significativa, explicando o tema principal do documento.

3.       Ser digitado em espaço simples, em parágrafo único com verbo na voz ativa e na 3ª pessoa do singular.

4.       Ter, no máximo, 200 palavras.

5.       Indicar palavras-chave na língua do texto.

 

Art. 24º - Recursos tipográficos:

1.       No corpo do texto o recurso tipográfico negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques, enquanto que o recurso itálico para palavras em língua estrangeira.

2.       Títulos no corpo do texto devem constar com as iniciais em letras maiúsculas (ex: Cidadania e Justiça), por sua vez, títulos de capítulos, ou de partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

 

Art. 25º - Citações:

1.       Usar o sistema de citação autor-data. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (SANTOS, 1994). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Santos (1994) assinala.

2.       Quando for necessário especificar página(s) (transcrição textual de parte da obra do autor consultado), essa(s) deverá (ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (SANTOS, 1994, p. 5).

3.       Citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas expostas em seqüência cronológica e separadas por vírgula. Exemplos: (KIDD, 1989, 1991, 2002)

4.       Citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética Burke (2001); Sá (2004); Costa (2004).

5.       As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letra minúscula após a data, sem espacejamento (SANTOS, 1994a), (SANTOS, 1994b).

6.       Quando a obra tiver dois ou três autores, separa-se por ponto e vírgula e, quando tiver mais de três autores, indica-se o primeiro seguido da expressão et al. (SILVA et al., 2005, p. 10).

7.       Citações de até 3 linhas devem vir no corpo do texto entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página sem negrito, itálico ou sublinhado.

8.       Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte11), também seguidas do nome do autor, data e página e sem aspas e sem negrito, itálico ou sublinhado.

9.       Citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

10.    Citação de citação deve ser indicado o autor, ano e página (se houver) da parte citada e autor, ano e página da obra consultada. Ex. Opperman (1992, p. 5 apud LÖE, 1996, p. 80)

11.    Notas: devem ser reduzidas ao mínimo, destinadas às explicações complementares e colocadas no pé de página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

12.    Anexos e apêndices: Só quando absolutamente necessários.

13.    Tabelas: Numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e com títulos.

14.    Figuras: As figuras devem ter sua posição indicadas no texto e devem ser apresentadas à parte em arquivos individuais, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff, preferencialmente, podendo ser incluídas outras formas de visualização.

 

Art. 26º - A apresentação das citações segue a NBR 10.520/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

 

Art. 27º - As referências:

1.       Referências que foram citadas no texto serão indicadas de forma completa ao final do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5 cm entrelinhas. Não colocar asterisco, traço, ponto ou qualquer marca no início da referência.

§ Exemplos:

§ Livros:
SANTOS, Wanderley G. Cidadania e Justiça. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

§ Capítulos de livros:

BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: ______. A economia das trocas simbólicas. Trad.Sérgio Miceli. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 296-336.

§ Dissertações e teses:

NASCIMENTO, Francisco Alcides doA Cidade sob o fogo: modernização e violência policial em Teresina (1937-1945). Recife: UFPE, 1999. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.

§ Artigos de periódicos:

CACCIA-BAVA, Augusto. Sobre as políticas locais de segurança para os jovens. Política & Sociedade – Revista de Sociologia Política, Florianópolis, v. 5, n.8, p. 59-87, 2006.

§ Artigos de jornais:

TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Saúde em Soja. Sapiência – Informativo Científico da FAPEPI, Teresina, ano II, n. 4, jun. 2005. Artigos, p.03.

§ Entrevistas:
KRIEGER, Eduardo Moacyr. Presidente da ABC afirma ser impossível desenvolvimento sem investimento em Ciência e Tecnologia. [jun. 2005]. Entrevistadores: Agência Brasil e Sapiência – Informativo Científico. Sapiência – Informativo Científico da FAPEPI, Teresina, a. II, n. 4, jun. 2005.Entrevista, p. 6-7.

§ Eventos:
ZAGO, Nadir. A condição do estudante: um estudo sobre o acesso no ensino superior. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12. Belo Horizonte, maio – jun, 2005. Disponível em <http://www.sbsociologia.com.br/>. Acesso em: 16 fev 2007.

§ Publicação on-line:

PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação superior no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 727-756, Especial - out. 2004. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em dezembro, 2006.

 

Art. 31º - As referências seguem as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas: NBR 6023/2002.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.