CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de aulas de Língua Portuguesa destinadas a alunos do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, localizada na cidade de Juiz de Fora (MG). Toma-se como objeto de análise as aulas acerca dos pronomes pessoais e dos tempos verbais do modo indicativo, observadas durante a disciplina Estágio de Língua Portuguesa I da licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para atingir o objetivo deste trabalho, toma-se como referenciais teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental; Vieira & Brandão (2014); Dolz, Noverraz & Schneuwly (2010); Mendonça (2006); Lopes (2014) e o PNLD de 2014.
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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.