CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Andreia Rezende Garcia Reis, Andressa Christine Oliveira da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de aulas de Língua Portuguesa destinadas a alunos do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, localizada na cidade de Juiz de Fora (MG). Toma-se como objeto de análise as aulas acerca dos pronomes pessoais e dos tempos verbais do modo indicativo, observadas durante a disciplina Estágio de Língua Portuguesa I da licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para atingir o objetivo deste trabalho, toma-se como referenciais teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental; Vieira & Brandão (2014); Dolz, Noverraz & Schneuwly (2010); Mendonça (2006); Lopes (2014) e o PNLD de 2014.

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