A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS DO JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ
Resumo
O ethos é a imagem que o sujeito constrói de si mesmo no momento da enunciação num processo interativo de influência sobre o outro. Nesse sentido, nossa pesquisa tem como objetivo analisar, à luz da Análise do Discurso e da Retórica, a maneira como o Jornal Diário do Povo do Piauí constrói o ethos através de suas capas. Partindo dos elementos que visam à persuasão apresentados por Aristóteles – ethos, pathos e logos, até chegar a teóricos contemporâneos como Amossy (2008), Maingueneau (2008) e Charaudeau (2006), localizamos, classificamos e analisamos as imagens construídas pelo jornal às quais denominamos de ethos antipetista, ethos ufanista e ethos católico. Também avaliamos o ethos prévio do jornal, isto é, as informações pré-concebidas sobre o mesmo. Para fins de análise, foram selecionadas três capas, publicadas em 2011 e 2015. Podemos afirmar, com a realização dessa pesquisa, que o discurso midiático se vale de uma concepção de auditório presumido para enunciar e argumentar na defesa de teses sobre o mundo, revelando interesses ideológicos, na busca da adesão dos leitores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.