A NEGRITUDE NA POESIA AFRO-URUGUAIA DE VIRGINIA BRINDES DE SALAS
Resumo
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade analisar as obras da afro-uruguaia Virginia Brindes de Salas, Pregón de Marimorena y Cien cárceles de amor, publicados respectivamente em 1946 e 1949. Objetivando encontrar marcas da Negritude em suas poesias, para isto, é necessário discorrer sobre a Negritude, movimento que surgiu na França, que tem como principal autor Aimé Césaire e o Negrismo, que se desenvolveu com as vanguardas europeias; uma vez que, estes dois movimentos importantes, tem como sujeito o negro, assim os caracterizaremos, pois por terem como base o afrodescendente é comum que sejam confundidos, desta forma, buscaremos distingui-los. A natureza desta investigação é básica, com o enfoque qualitativo, como objetivo da pesquisa sendo explicativo e o procedimento bibliográfico. Para tanto se utilizou, por exemplo, como base histórica e teórica, entre outros, Burgueño (2007) e Domingues (2004). Foi possível constatar que Brindes de Salas engajou em suas poesias a identidade do negro e a sua cultura, assim como assumiu uma atitude militante perante as desigualdades sociais e politicas existentes em sua época. Quebrando assim o seu silencio e fazendo uma diferença demasiada significativa. E essa postura tanto dentro como fora da literatura, a posicionam como parte do movimento da Negritude.
Palavras chave: Negrismo. Negritude. Virginia Brindes de Salas.
ABSTRACT
This work aims to analyze the works of Afro-Uruguaya Virginia Brindes de Salas, Pregón de Marimorena and Cien Cárceles de Amor, published respectively in 1946 and 1949. In order to find marks of Negritude in their poetry, for this, it is necessary to discuss the Negritude, a movement that emerged in France, whose main author was Aimé Césaire and Negrismo, which developed with the European vanguards; since, these two important movements, have as a subject the black, we will characterize them, because because they are based on afro-descendants it is common for them to be confused, in this way, we will seek to distinguish them. The nature of this investigation is basic, with a qualitative focus, with the objective of the research being explanatory and the bibliographic procedure. To this end, Burgueño (2007) and Domingues (2004) were used, for example, as historical and theoretical basis. It was possible to verify that Brindes de Salas engaged in his poetry the identity of the Negro and his culture, as well as assuming a militant attitude towards the social and political inequalities existing in his time. Thus breaking your silence and making a difference that is too significant. And this posture, both inside and outside literature, positions it as part of the Negritude movement.
Keywords: Blackness. Blackness. Virginia Brindes de Salas.
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