Perfil do usuário

AnaSophiaSales Maia

Resumo da Biografia Doenças Do Cigarro

Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo planeta são fumantes. A indústria da atividade física quer acabar com cigarro, de modo que consumidor pare de fumar e migre para uma vida miserável e excruciante diante daqueles aparelhos de tortura, na esperança de ter saúde”. Porém, ocultam da população que a atividade física causa muito mais riscos à saúde do que cigarro.

No Brasil, Instituto Nacional de Câncer (Inca) diz haver 28,2 mil casos anuais de câncer de pulmão no Brasil e estima que 10% não sejam causados pelo fumo direto. Um estudo de 2017 apontou como parar de fumar que queimadas na Amazônia produzem fumaça capaz de danificar as células pulmonares e causar câncer; a alta poluição das cidades também causa preocupação por seu perigo à saúde do pulmão.

Apesar da atenção da mídia aos riscos, a maioria dos não fumantes têm "uma falsa sensação de segurança" sobre câncer de pulmão - que pode piorar a situação. Se essas pessoas veem câncer de pulmão como improvável, mesmo quando seus sintomas são típicos elas tendem a não percebê-los com a devida antecedência, então tendem a ser diagnosticadas quando câncer está em um estágio avançado.

85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica). Ainda assim, como diz a organização Cancer Research UK: "a poluição do ar aumenta risco de câncer de pulmão, mas risco é pequeno para cada pessoa então é importante colocar isso em perspectiva e não se trancar dentro de casa".

Sempre que se fala em cigarro se fala em aumenta os riscos”, propensão” e outras ambigüidades. A verdade é que médicos e cientistas são TODOS uns incompetentes que dizem e desdizem certezas tempo todo. Margarina era melhor que manteiga com certeza… mas, pensando bem, agora margarina é uma merda para a saúde e manteiga é melhor. Ovo faz mal, aumenta colesterol mas… pensando bem, ovo é um alimento ótimo e pode ser ingerido todos os dias. Foi assim com os mais diversos assuntos e vai ser assim com cigarro. Notem que a credibilidade foi para espaço depois de tantas contradições. Não dou dois anos para vir um comunicado choroso pedindo desculpas à indústria do tabaco.

Como resultado, apesar de os homens terem 5 vezes mais probabilidade de fumar do que as mulheres, isso não é verdade em muitos países. Nos EUA, 22% dos homens e 15% das mulheres fumam; na Austrália, 19% dos homens e 13% das mulheres; no Brasil, são 11% das mulheres e 9% dos homens. E quanto mais jovens, menor a diferença de gênero. Nos grupos de jovens entre 13 e 15 anos de idade, 12% das meninas fumam, comparados a 15% dos meninos nos EUA.

pulmão faz parte do sistema respiratório junto com as vias aéreas superiores (nariz, boca e orofaringe) e a traquéia. Ele ocupa a maior parte do tórax e é divido em duas partes (direito e esquerdo) e subdivide-se como se fosse galhos de uma árvore ("a árvore brônquica") em várias partes cada vez menores, até chegar aos alvéolos, que são pequenos saquinhos que, assim como todo sistema respiratório, são recobertos por vários tipos diferentes de células. Nesses saquinhos acontece a troca de oxigênio (que está no ar) do pulmão para a corrente sangüínea, pelo gás carbônico produzido pelas células do corpo humano. Junto com oxigênio, muitas outras substâncias são inaladas junto com ar que é respirado e que podem prejudicar todas as células a elas expostas.

Por causa da diminuição da capacidade imunológica dos macrófagos (células que garantem a imunidade) que tabaco provoca, 90% dos cânceres de pulmão são causados pelo tabaco e os 10% de não-fumantes que contraem a doença são fumantes passivos. E tem mais: todos os outros tipos de câncer têm a incidência aumentada entre 30% e 50% nos fumantes. Portanto, casos de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, leucemia mielóide e, nas mulheres, câncer de colo do útero e de mama, estão aumentando nas pessoas que fumam.

Em seguida, Castro Junior cita álcool, que também potencializa os danos do tabagismo. A recomendação é que as pessoas não bebam nunca ou tomem no máximo três doses por semana, no caso dos homens, e duas doses para as mulheres. Uma dose equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho.

Depois do fumo, outro fator de risco para câncer na bexiga são produtos químicos como tinturas de cabelo e tintas em geral, tecidos, borracha, petróleo e derivados. Segundo médico do Icesp, indivíduos que trabalham com esses compostos por mais de dez anos seguidos - inalando-os ou tendo contato direto na pele - apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença nos rins, nos ureteres (canais que transportam a urina entre os rins e a bexiga) e na bexiga - esta é ainda mais propensa, porque armazena as substâncias por mais tempo.

Algumas pessoas trabalham em áreas ou profissões onde há exposição frequente a substâncias nocivas à saúde. A exposição a algumas substâncias químicas estão relacionadas a um maior risco de câncer de pulmão; entre as mais estudadas está asbesto (amianto). asbesto (amianto) é usado em várias áreas da indústria, como na mineração, construção civil, construção de navios, construção de ferroviária, indústria química, indústria automobilística, encanamentos, revestimentos à prova de fogo, isolamento acústico, fabricação de telhas de fibrocimento e mais de 2500 outros produtos. Proibido em muitos países, infelizmente amianto ainda é legal em vários estados brasileiros devido a uma forte lobby no Congresso Nacional. Se você quiser saber mais sobre amianto e suas doenças, leia: MESOTELIOMA ASBESTOSE Doenças do AMIANTO (ASBESTO).

Você quer ter câncer? Não? Então não deve se exercitar. Simples assim. Se quer se deixar manipular pela imprensa corrompida e pela histeria científica sem provas conclusivas, pode parar de fumar, mas com certeza problemas piores surgirão ao abandonar cigarro. É FATO que cigarro traz benefícios: acalma, relaxa, aumenta pode de concentração, alivia a ansiedade e dá prazer. Se você não tem controle emocional como eu e precisa de um cigarro para se acalmar, sua vida pode ficar extremamente desagradável se te tirarem cigarro.

E vamos, apenas por um segundo, aceitar essa baboseira de que cigarro faz mal à saúde. E daí? Eu tenho sagrado direito de fazer mal à minha saúde. Se for retirar do mercado TUDO que faz mal à nossa saúde, então temos que começar pelas centenas de alimentos industrializados que são um VENENO e fechar todos os Mc Donalds, que, segundo pesquisas, causam mais mortes do que cigarro.