Perfil do usuário

LarissaGeraldes Mello

Resumo da Biografia Teoria Musical Archives

Se você quer aprender técnicas vocais para cantar bem e afinado, independente de você ser um iniciante ou um cantor profissional que deseja aperfeiçoar suas técnicas para aprender a cantar melhor. Em seu artigo "Sobre a história e as cebolas" (2), Rubem Alves questiona de forma bastante contundente sentido do aprendizado da História na escola. Da mesma forma, diz ele, que nosso organismo tem a capacidade de eliminar as coisas indigestas, também a nossa mente tem a mesma capacidade de eliminar as coisas inúteis aprendidas. É por isso que esquecemos quase tudo que aprendemos na escola. Que sentido tem para adolescente de hoje saber como funcionava sistema agrário do Egito antigo? Melhor seria fazer uma história da cebola: dela temos uma experiência concreta em nosso quotidiano.

Definido significado de autodidatismo como uma forma de aprendizado exploratório e autogerido, posso considerar que em longas etapas na minha vida eu fui um autodidata. Comecei a tocar sozinho aos 13 anos, observando um tio que tocava violão, como não tinha condições de pagar por aulas, me arrisquei a estudar como cantar no tom certo violão sozinho, com amigos e com auxílio de revistinhas de cifras. Com 16 anos já tocava na igreja, tive contato com pessoas que também tocavam que me possibilitou vivenciar um período importante de troca de informações. Isso foi fundamental para os meus primeiros anos de estudo de música e violão.

Você pode adquirir livros e apostilas para estudar francês sozinho. Um exemplo é a apostila Avangardix, ela é bem completa e vai te ajudar a dar pontapé inicial nos estudos em francês. Além disso, você pode comprar livro Francês em 30 dias” (que possui gramática + textos e CD de áudio) ou ainda Gramática francesa para leigos”.

Escalas musicais. Dá-se nome de oitava ao intervalo entre dois sons em que a freqüência do mais grave é exatamente a metade da do mais agudo. A tradição ocidental estabeleceu 12 notas diferentes em uma oitava, dispostas em uma seqüência onde cada nota se distancia da anterior por um intervalo denominado semitom. Muitas culturas, como a indiana, a árabe e a africana, dividem a oitava de outras maneiras.

Embora as músicas de Mozart tenham ganhado fama depois da publicação desse estudo em particular, pesquisas posteriores demonstraram que ouvir música, apesar de não nos tornar mais inteligentes, realmente parece melhorar temporariamente a nossa habilidade de manipular formas mentalmente. E mais: efeito não aparece apenas quando somos expostos às obras de Mozart, mas quando escutamos qualquer tipo de coisa que nos agrade.

A coordenação entre fonação e respiração necessária para canto é mais precisa e específica do que a utilizada para a produção da voz falada. Segundo Miller (1994), cantor treinado combina um início de fonação adequado com um controle do ar expirado, produzindo uma pressão subglótica constante. Assim, ar necessário para a fonação é mantido controlado.

Estimule debate entre os alunos a partir da questão provocativa introduzida na atividade. Os acidentes musicais são os símbolos de sustenido (#) e bemol (b) colocados nas notas naturais. Esses símbolos representam a alteração das notas em um semitom para cima (sustenido) ou para baixo (bemol).

A percepção musical é uma habilidade, muitas vezes, difícil de desenvolver em um primeiro momento, para a maioria das pessoas interessadas em música. Muitos que estão aprendendo um instrumento ou iniciando na música não sabem que é percepção musical ou não sabem como melhorá-la.

Essa concepção do tempo é histórica em muitos aspectos. Nas sociedades africanas gerontocráticas, a noção de anterioridade no tempo é ainda mais carregada de sentido que em outros lugares, pois nela estão baseados os direitos Sociais, como uso da palavra em público, a participação numa dança reservada, acesso a certas iguarias, casamento, respeito de outrem, etc. Além disso, a primogenitura não é, na maioria das vezes, um direito exclusivo na sucessão real; número dos pretendentes (tios, irmãos, filhos) é sempre grande e a Idade e levada em conta no contexto de uma competição bastante aberta. Decorre daí uma preocupação ainda maior com a cronologia. Mas não há necessidade de saber que alguém nasceu em determinado ano: essencial é que nasceu antes de determinada pessoa. As referências a uma cronologia absoluta impõem-se apenas no caso de sociedades mais amplas e mais anônimas.