Comentários do leitor

Muito bom

por BarbaraParaíso Córdoba (2018-06-30)


Religião, Teologia E As Ciências Teológicas

Encontra se abertas até dia 06 de fevereiro, as inscrições para curso a distância de iniciação a teologia, com aulas presenciais uma vez por semana em uma das sala na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração. homem é um ser tricotômico, mesmo que alguns argumentem ser dicotômico (1Tes 5.23). É um ser formado por corpo, alma e espírito. Sendo corpo a parte física do homem, a alma a parte intelectual, onde ficam os sentimentos, e Espírito é a vida do homem, essa parte foi atribuída ao homem por Deus (1Co 15.45) e após a morte retornara a ele (Ecl 12.7).

Contudo, voltando ao centro dessa discussão, passados os primeiros períodos do curso, logo se cria e se apura um censo crítico em todos os acadêmicos, de sorte que os questionamentos e convicções, tanto teológicas quanto religiosas, tornam-se consolidadas e harmônicas, produzindo assim, fortalecimento do conhecimento científico, amparado pelas ciências que constroem a Teologia. Portanto, percebe-se a clara diferença e, simultaneamente, a harmonia existente entre a Religião e a Teologia.

Liderados pelos papas Paulo III, Paulo IV, Pio V e Xisto V reestabeleceram a Inquisição, para condenar os hereges à fé católica, e a ordem dos jesuítas conhecida como Companhia de Jesus, fundada em 1534 com intuito de catequizar povos da Ásia, África e América e combater a heresia e protestantismo.

que pensavam os adeptos da nova teologia? Para os teólogos da libertação, a teologia não deveria ficar presa apenas aos assuntos metafísicos, abstratos, mas antes deveria dialogar com a realidade do povo. A teologia deveria intervir na realidade social e econômica e promover mudanças. Para estes teólogos, a feitura de uma teologia exige que teólogo esteja consciente das questões sócio-politicas. Neste caso, a teologia não é um sistema que ocupa teólogo no processo repetitivo da sistematização e da argumentação apologética, como costumam fazer os teólogos conservares norte-americanos. Para eles, a teologia é um exercício dinâmico contínuo que envolvem percepções contemporâneas do conhecimento (a epistemologia), do homem (a antropologia) e da história (a análise social).

Biblista, formada na Escola Bíblica de Jerusalém e Arqueológia Francesa em Jerusalém. É autora de vários livros e co-editora da primeira curso de teologia edição da Bíblia de Jerusalém em português. Leciona em várias faculdades de teologia e em cursos pastorais de formação bíblica.