Comentários do leitor

Muito bom

por BarbaraMenezes Teixeira (2018-08-28)


A FISIOTERAPIA E A CEFALÉIA TENSIONAL Fisioterapia.com

A Esquistossomose Mansonica e uma doença parasitaria, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clinica depende de seu estagio de evolução no homem. A enxaqueca é uma entidade primária e paroxística (episódios exuberantes intervalados por períodos leia o artigo sem sintomas). Os sintomas impedem frequentemente trabalho ou estudo. Olá, meu nome é Flávio Sekeff Sallem, médico neurologista de São Paulo. Sou criador e principal escritor do Blog Neuroinformação, fonte de pesquisa em medicina para leigos e pacientes.

Quando é feita a raquianestesia, uma agulha é inserida no espaço interno a meninge, e este pequeno pertuito, ou furo, faz com que sistema nervoso que é fechado e mantém uma pressão equilibrada entre os seus diversos pontos, independente da posição do indivíduo, sentada ou deitada, passe então a ter um diferença importante da pressão intracraniana na cabeça comparada com a lombar, onde é feita a punção. Daí acontece vazamento do líquor, causando as dores.

Se a dor de cabeça for muito intensa ou persistente, ou se for acompanhada por sintomas como rigidez do pescoço, visão dupla, estrabismo, paralisia facial, queda da pálpebra, diferença no tamanho das pupilas, crises epiléticas, confusão, alterações veja vencendoadordecabeca.com cognitivas e comportamentais ou qualquer outro sintoma neurológico, ou ainda se a dor de cabeça ocasionar perda da qualidade de vida, é preciso procurar um médico. Apesar de ser um problema comum, a dor de cabeça não deve ser negligenciada.

A cefaleia é a queixa predominante, mas não onipresente. 83 A dor de cabeça é descrita como severa, ‘searing e spreading like hot metal'. 133 A distribuição comum é sobre as áreas frontal e occipital irradiando para pescoço e ombros. As áreas temporais, vértices e nucas são relatadas menos comumente como local do desconforto, embora a rigidez do pescoço possa estar presente. A dor é exacerbada pelo movimento da cabeça e adoção da postura ereta e aliviada por deitar-se. Um aumento na gravidade da cefaléia em pé é a condição sine qua non da cefaléia pós-punção dural.

Hipoxemia é a deficiência anormal de concentração de oxigênio no sangue arterial (baixa PaO2). Riegler FX - Spinal Anesthesia, em: Longnecker DE, Tinker JH, Morgan Jr GE - Principles and Practice of Anesthesiology, 2nd Ed, Saint Louis, Mosby Year Book, 1998:1394.

Trata-se de uma dor caracterizada por pontadas súbitas e fortes no crânio, com duração de segundos, mas que obrigam paciente a movimentar a cabeça no sentido contrário ao da dor, como em um sobressalto”. Segundo neurologista, a cefaleia pode ser dividida em cefaleia primária, cefaleia secundária e um terceiro grupo que engloba as neuropatias cranianas dolorosas, outras dores faciais e outras cefaleias.

A dor de cabeça é um sintoma que pode estar relacionado a mais de 200 doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 95% da população apresentará, ao menos uma vez na vida, um episódio de cefaleia. Mais do que isso: 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam ao menos uma dor de cabeça ao mês. Porém, poucas pessoas sabem diferenciar os diferentes tipos do problema.

A ansiedade é grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como: taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal, cefaléia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina, que é produzido nas suprarrenais, lócus cerúleos e núcleo amidalóide.

Por se tratar de doença de acometimento mundial e endêmica em diversos locais (Penísula Arábica, África, América do Sul e Caribe) os órgãos de saúde pública (OMS - Organização Mundial de Saúde - e Ministério da Saúde) possuem programas próprios para controlar a doença. Basicamente as estratégias para controle da doença baseiam-se em: Identificação e tratamento de portadores. Saneamento básico (esgoto e tratamento das águas) além de combate do molusco hospedeiro intermediário. Educação em saúde.

tratamento pode ser feito com analgésicos comuns, mas medicamentos utilizados para enxaqueca também costumam ser utilizados. Técnicas de relaxamento, como massagens e banhos quentes, geralmente são úteis. Assim como explorar as causas da tensão ou ansiedade.