Comentários do leitor

Muito bom

por StellaVargas Dorneles (2018-07-12)


TCC E Mercado De Trabalho

Analise de como as instituições interligadas a escola estão atuando para contribuir com a massificação do conhecimento que aluno adquire e como a escola deixou de ser um lugar para desenvolver as capacidades e conhecimentos iniciais do aprendiz. Realmente a preocupação é imensa em torno dessa questão. A falta de formação para os professores que trabalham as séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil é a base de tudo, por isso é necessário termos professores formado nessa área, não apenas no Ensino Médio. Acontece que, nas áreas rurais, os professores formados com nível superior são contratados para lecionar somente no Ensino Médio.

Para a realização da pesquisa campo empírico selecionado foi uma escola regular de ensino público que há cerca de trinta anos vem acolhendo” timidamente alunos com NEE, e há cinco anos vem discutindo com mais ênfase essa inclusão” de alunos com todos os tipos de necessidades. Foi exatamente por esse motivo que tal escola foi eleita, pela contribuição que administradores escolares e professores podem dar a tal pesquisa já que como citado anteriormente muitos já trabalharam com esses alunos especiais” em suas salas. A pesquisa foi realizada em uma turma do último ano do 2º ciclo do ensino fundamental, ou seja, último ano da criança portadora de NEE na escola investigada, crianças com idade média de 11 anos. Pensando também na viabilidade de tal pesquisa, a escola acima citada foi escolhida pela disponibilidade com que a autora do presente projeto encontrará no momento de se realizar a observação e as entrevistas para a concretização da pesquisa.

Você saberia afirmar a diferença? Em uma monografia, geralmente termo mais utilizado seria de suposição, ao invés de hipótese, já que na quase totalidade dos TCCs ou dos projetos de pesquisa, que é denominado como teoria, na verdade, se encaixaria mais propriamente no conceito de suposição.

Bom, creio que com essas dicas você vai conseguir achar assunto do seu tema de TCC, mas devo dizer que esse é apenas primeiro passo. Poucas pessoas sabem, mas construir e definir um problema de pesquisa é a solução para trabalho de conclusão de curso. Isso porque a problemática serve de base para determinar os objetivos gerais e específicos da pesquisa.

Antes de começar a monografia ou TCC em si, você terá que fazer um pré-projeto, onde aluno vai junto com seu mentor avaliar a problematização do assunto escolhido. É nessa etapa que assunto ou assuntos serão analisados e se verá a possibilidade efetiva de estudá-lo, pois deverá levar em conta acesso as informações que vai precisar, já que muitos monografis 2.0 têm ideias mirabolantes, como por exemplo, escrever sobre os papiros escritos por Tutancâmon que estão sepultados com ele no túmulo KV-29, no Egito. A não ser que você tenha muito tempo (lembre-se, você ainda está estudando) e dinheiro sobrando, não será nada fácil cumprir essa tarefa. Esta fase então serve para colocar os pés no chão.

Nesse período frutificaram as chamadas "teorias do déficit", pelas quais se supunha que a aprendizagem se fazia às expensas de pré-requisitos cognitivos, psicológicos, perceptivo-motores, lingüísticos etc., e que algumas crianças fracassavam por não dispor dessas habilidades, e as crianças das classes sociais menos favorecidas formavam, por conta dessa suposição, um enorme contingente aí circunscrito.

Para que essa escrita atenda a necessidade do ensaio acadêmico, deve-se tomar como base a estrutura exigida, que ancora caráter técnico do ensaio. Obviamente, ensaio vai deixar autor como a pessoa que tem as reflexões pessoais, mas isso não exime de citar as fontes - que já foram pesquisadas - que tragam à lume ideias sobre tema. Vale lembrar que ensaio, antes de tudo, deve conter uma estrutura típica, que engloba introdução, fundamentação e conclusão. Na introdução dá-se uma pincelada básica sobre tema; na fundamentação expõem-se os argumentos e contra-argumentos; e na conclusão coloca-se ponto principal abordado no ensaio, de um modo que revele a sua opinião sobre assunto.

Isso é coisa arraigada em nossa cultura, e muito tempo vai passar, até que a figura do educador não seja associada ao ensino, como principal foco pedagógico. Será uma revolução cultural, do ponto de vista educativo, longa e meticulosa. É que ela tem de começar, primeiro (e isso já está acontecendo, felizmente, embora ainda a passos lentos), no seio dos sistemas de educação. É aí que ela deve iniciar-se e tomar corpo, não com propósito único de desassociar "professor" do "ensino", como opção epistemológica, simplesmente, porque isso, apenas, nada repercute no processo de aprendizagem, mas como uma necessidade premente de transceder a forma como é realizada a alfabetização, alçando-a da categoria de ensino, para status de construção do conhecimento da leitura e da escrita.

Ai está. Despede-se processo de aprendizagem do âmbito da transmissão, através da ênfase nos métodos, como entendia a concepção empirista, principal marco teórico do modelo tradicional de ensino. Agora, aprender a ler e escrever não é mais "desenvolver uma habilidade" por meio de métodos eficientes de ensino, mas construir conhecimento, significando isso assimilação, acomodação, construção de estruturas psicológicas e desenvolvimento, num contexto cultural.

Ela nos dá melhores resultados quando realizada através de exercícios físicos que é uma forma de atividade física, que tem como objetivo melhorar a aptidão. Exercício físico nada mais é que a movimentação de diferentes segmentos corporais de forma planejada e repetitiva, realizados em uma seqüência sistematizada, com objetivo de atingir desenvolvimento da aptidão física e é ele quem melhora á saúde, protegendo nosso corpo das doenças da modernidade tais como: Obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outras. (SABA, 2003, p. 50).

Objetivo: objetivo é em geral a informação de maior interesse: qual objetivo dos autores com esse estudo? Por esse motivo, a primeira frase do artigo deve conter, na minha opinião, objetivo do estudo, também chamado statement of purpose: objetivo deste estudo é…”, Neste artigo propomos…”, etc.

Resumo: Redigido pelo próprio autor do TCC, resumo - síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com máximo de 500 palavras.” (França, 1996). Neste item deverão estar todas as evidências do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.