Comentários do leitor

Muito bom

por VitoriaVarela Zagalo (2018-08-19)


Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo planeta são fumantes. Não são só os fumantes que são afetados pelo cigarro. Adultos e crianças que cheiram essa fumaça constantemente (como deve ser seu caso, se você tem um fumante) também podem ter problemas: crianças podem ter bronquiolite, sinusite, asma e pneumonia; adultos correm mais risco de ter um câncer de pulmão ou um ataque do coração.

Eu só fumo aos finais de semana”. Não é raro ouvir essa frase, mas será que quem fuma pouco está mais protegido”? De acordo com a cardiologista Jaqueline Stoltz, embora risco à saúde seja proporcional ao consumo, fumar menos não é melhor. A única maneira de reduzir os riscos à saúde é deixar de fumar. Não existe uma quantidade segura de cigarro.

Um bom exemplo de doença associada ao fumo é câncer de pulmão, doença altamente fatal, em que a quantidade de cigarros fumados por dia é proporcional ao risco de se ter a doença. Isso quer dizer que, se a pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia, ela tem 5 vezes mais chance de ter câncer, enquanto alguém que fume mais de 40 cigarros por dia terá uma chance 20 vezes maior que um não-fumante.

fumo do narguilé contém nicotina em sua composição, que causa dependência. Em caso de uso compartilhado das mangueiras do aparelho, aumentam-se os riscos de transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose. A consultora técnica da Fundação do Câncer, Cristina Perez, esclarece sobre assunto na entrevista a seguir.

É importante saber que momento de parar de fumar deve ser bem planejado. fumante deve marcar uma data dentro dos próximos 15 dias e optar entre deixar de forma abrupta (a pessoa fuma normalmente e, no dia escolhido, como parar de fumar ela não fumará mais nenhum) ou gradualmente. Caso seja de forma gradual, é importante estabelecer número de cigarros a cada dia anterior à parada e seguir esta regra. Caso contrário, método pode não funcionar.

Fumar não faz mal à saúde somente daqueles que fumam. A fumaça produzida pelo cigarro prejudica até mesmo quem não fuma e os coloca na condição de tabagismo passivo, que também aumenta risco de câncer de pulmão, infarto e doenças respiratórias. As crianças estão expostas no ambiente doméstico quando têm pais ou responsáveis que fumam dentro de casa. Elas adoecem mais de infecções respiratórias e alergias, correm risco de morte súbita da infância e aumentam as chances de se tornarem fumantes na idade adulta. A gestante, mesmo que não fume, mas esteja exposta à fumaça, coloca em risco a gestação e a saúde do bebê.

Por causa da diminuição da capacidade imunológica dos macrófagos (células que garantem a imunidade) que tabaco provoca, 90% dos cânceres de pulmão são causados pelo tabaco e os 10% de não-fumantes que contraem a doença são fumantes passivos. E tem mais: todos os outros tipos de câncer têm a incidência aumentada entre 30% e 50% nos fumantes. Portanto, casos de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, leucemia mielóide e, nas mulheres, câncer de colo do útero e de mama, estão aumentando nas pessoas que fumam.

Cigarro é uma bomba-relógio - ele pode levar anos ou até décadas para causar câncer. Sabe-se, no entanto, que número de anos que você fuma é um fator decisivo para a incidência da doença. Tragar poucos cigarros por dia durante 40 anos é ainda mais perigoso do que fumar duas embalagens por dia durante 20 anos.

surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

Uma pesquisa feita por cientistas noruegueses sugere que mulheres fumantes têm mais risco de desenvolver câncer de intestino que homens fumantes. Os pesquisadores, da Universidade de Tromso, analisaram os registros médicos de 600 mil pacientes e concluíram que a incidência da doença é duas vezes maior entre mulheres que fumam.

As causas do câncer na bexiga nem sempre são claras para os médicos. A doença, no entanto, tem sido associada ao tabagismo, a infecções parasitárias, radiação e exposição a substâncias químicas. Fumo fragiliza corpo - as substâncias nocivas da fumaça do cigarro tornam mais difícil para nosso corpo eliminar toxinas. Além disso, elas podem fazer com que sistema imunológico seja menos eficaz.

A forma mais comum de usar tabaco é através do cigarro, que mata metade dos seus usuários. Existem também charuto, cachimbo, rapé, narguilé e, mais recentemente, cigarro eletrônico. Os dois primeiros aumentam risco de desenvolver câncer na boca, faringe, laringe e esôfago.