PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CORRENTES TEÓRICAS E EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nacional acerca do tema de planejamento estratégico no contexto de instituições de ensino superior. Para se atingir tal resultado foi realizado um estudo descritivo e quantitativo através do método de pesquisa bibliométrica. Foram utilizadas duas bases de dados como fonte de material, os Anais da ANPAD e a plataforma Spell, tendo como resultado dessa busca o montante de 30 artigos. Os principais resultados apontam que a maioria dos trabalhos se categoriza como tendo natureza empírica (87%), caráter descritivo (87%), abordagem qualitativa (70%), método de estudo de caso (57%) e tipos de coleta de pesquisa documental (31%), entrevista (29%) ou questionário (24%). Quanto aos objetos de estudo, a maioria dos artigos pesquisaram uma única instituição (57%) e fizeram a análise de instituições públicas (43%). Além disso, o baixo número de autores especialistas no tema e a alta porcentagem de estudos em que os pesquisadores apresentavam algum tipo de vínculo com as instituições pesquisadas, podem indicar que parte relevante das pesquisas acerca do tema vêm sendo realizada por conveniência.
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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed26683
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